Colônia italiana quer administrar hospital com a Prefeitura

70 entidades e associações representativas da colônia italiana em São Paulo sugeriram a possibilidade de contar com um sistema médico assistencial, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e uma entidade social da colônia, que administraria uma unidade de saúde municipal.

O prefeito José Serra recebeu nesta segunda-feira (11/04) o professor e médico infectologista Vicente Amato Neto, que apresentou uma proposta, em nome de 70 entidades e associações representativas da colônia italiana em São Paulo: a possibilidade de contar com um sistema médico assistencial, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e uma entidade social da colônia, que administraria uma unidade de saúde municipal.

De acordo com Amato Neto (ex-superintendente do Hospital das Clínicas e ex-secretário estadual de Saúde do governo Luiz Antônio Fleury Filho), “a idéia vinha sendo amadurecida desde que a colônia perdeu o Hospital Humberto Primo, fechado em 1994, e com quem tinha um vínculo muito grande. Eu estou sendo o interlocutor deste grupo que chegou a esta posição de dialogar com o prefeito para ver que caminho nós podemos seguir, no sentido de a Prefeitura encontrar uma maneira de disponibilizar para a colônia italiana este sistema de apoio médico assistencial”.

Amato Neto lembrou que este tipo de parceria não é novidade. “Faz parte da intenção da Prefeitura em transferir para instituições que têm credibilidade a administração de hospitais, no sistema das organizações sociais. O Sistema Único de Saúde será preservado, terá a sua participação, tudo dentro da regulamentação que rege a cessão destes hospitais para uma instituição que têm credibilidade”.

Ele fez questão de enfatizar que o prefeito demonstrou receptividade à idéia, mas que “hoje nada foi definido. O que foi cogitado é a possibilidade de um hospital da rede municipal ser administrado por uma instituição da colônia italiana. Nenhum hospital foi mencionado especificamente, pois o prefeito ainda vai conversar com seus assessores e com o secretário de Saúde sobre o assunto”.

Atualmente, de todos os hospitais da rede pública municipal, a Hospital de Vila Maria ( Hospital Vereador José Storópoli) é o único que tem sua administração terceirizada. A unidade é gerenciada por meio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.