CONE presta homenagem à ginasta Daiane dos Santos

A ginasta Daiane dos Santos foi homenageada pela Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra com a placa de "personalidade brasileira".

A ginasta Daiane dos Santos foi homenageada, nesta terça-feira (12/04), pela Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra (CONE), que integra a Secretaria de Participação e Parceria da Capital, com a placa de "personalidade brasileira".

A CONE tem a função de formular, coordenar, acompanhar, e implementar políticas públicas de ação governamental para suprir as necessidades específicas da população negra, como combate à desigualdade racial e fomento ao orgulho da população afrodescendente.

O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo. Contudo, analisando o mercado de trabalho, percebe-se que a quantidade de negros em setores "elitizados" é muito baixa. O mesmo problema ocorre no ingresso do negro nas universidades do Brasil.

De acordo com a pesquisa realizada pela FASE (Federação para Assistência Social e Educacional de São Paulo), a possibilidade de um negro ingressar na universidade é de 18%, enquanto esta possibilidade para os brancos é de 43%.

Outro dado importante é que, segundo o IBGE, em relação a qualidade de vida da população, o Brasil ocupa a 63ª posição no mundo. Considerando-se a população negra, o Brasil fica na 120ª posição mundial, ressaltando com isso a diferença entre os níveis de vida da população branca e da população negra.

O que se verifica é que há uma dificuldade de inserção do negro e sua ascensão em áreas do mercado de trabalho de maior status social.

A presença do negro e do mulato é fundamental na cultura, na política e nas artes brasileiras. Muitos são os destaques negros na nossa cultura: o escritor Machado de Assis, o escultor Aleijadinho e a própria Daiane dos Santos são alguns exemplos.

A falta de acesso à saúde, à educação e outros problemas que atingem duramente a população negra são obstáculos para a formação de novos talentos.

Por isso, a justa homenagem concedida à Daiane dos Santos que, no último domingo, embalada pelas palmas do público presente no ginásio do Ibirapuera, conquistou sua sexta medalha de ouro no solo em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Olímpica. “Ela é um exemplo de garra e talento do negro brasileiro”, comentou o coordenador Mário Cortes.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.