Prefeitura fecha convênio para contratação de jovens e idosos

Com esse termo de cooperação, cabe à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social a função de indicar os profissionais, dentre os idosos e os jovens da rede conveniada, para as vagas disponíveis pela Pizza Hut.

A prefeitura de São Paulo assinou dois termos de cooperação na tarde desta quarta-feira (13/04) para a contratação de 30 idosos e 50 jovens de 14 a 17 anos da rede de assistência social do município para trabalharem nas unidades da Pizza Hut.

Durante o evento, o prefeito José Serra agradeceu a participação da Pizza Hut, destacando que a parceria começou com um programa piloto, com 15 pessoas de 60 anos e agora vai para 80, incorporando inclusive os jovens.

“Isso é um empenho dos nossos secretários Gilmar Viana (Trabalho) e Floriano Pesaro (Assistência e Desenvolvimento Social) no sentido de expandir as parcerias na cidade de São Paulo. Espero que possa haver uma aceleração grande num programa simples, prático, que tem peso e importância social e traz renda paralelamente à ocupação e ao aprendizado, além de produtividade às pessoas de mais idade e de futuro para os jovens”.

O secretário Floriano Pesaro afirmou que a parceria "faz parte do desenvolvimento social de forma que as pessoas atendidas pela rede assistencial possam encontrar uma porta de saída. Trata-se de uma nova chance para os idosos e uma oportunidade para os adolescentes”.

A Pizza Hut da Grande São Paulo já mantém esses programas para recolocar idosos no mercado de trabalho e introduzir, capacitar e empregar jovens, na condição de aprendizes. Agora, com esse termo de cooperação, cabe à SMADS a função de indicar os profissionais, dentre os idosos e os jovens da rede conveniada da secretaria, para as vagas disponíveis em um dos 16 restaurantes da empresa.

Na mesa que conduziu os trabalhos, também estavam a representante do Grande Conselho Municipal do Idoso, Irene Anne da Silva; os idosos Dora Santos e Antônio Carlos, que fazem parte da primeira turma do programa Atividade lançado em 2002 pela Pizza Hut, e os jovens William, 16 anos, e Camila. 16 anos, que formam entre os 10 primeiros selecionados pela Secretaria de Assistência Social para o programa Iniciação.

Processo de seleção

Os idosos estão sendo selecionados na rede de proteção social da SMADS (abrigos, albergues, núcleos de convivência, centros de referência de idosos e projetos especiais) e os jovens, nos Núcleos Sócio-Educativos. Será dada preferência para as pessoas com maior vulnerabilidade social.

Uma seleção prévia é feita pela equipe técnica da SMADS, de acordo com o perfil da vaga disponível na Pizza Hut. Em outra etapa, uma equipe de Recursos Humanos da Pizza Hut faz uma dinâmica de grupo com os selecionados e uma simulação de atendimento na loja da empresa. Esse processo demora, em média, uma semana.

O Programa Atividade (para os idosos) oferece carteira assinada, remuneração acima da média, cesta básica, convênio médico, convênio odontológico, seguro de vida e alimentação no local. Os profissionais trabalham de 4 a 8 horas por dia.

O Projeto Iniciação (para os jovens aprendizes) oferece os mesmos benefícios dos idosos. Os jovens são contratados como aprendizes, sendo que as condições contratuais seguem o padrão adotado pela empresa, de acordo com a legislação trabalhista em vigor no país e a Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2.000. Os profissionais trabalham de 4 a 6 horas por dia.

Durante dois anos, os participantes do programa recebem treinamento específico na área de alimentação. As atividades são aplicadas pelo Senac e pela Pizza Hut da Grande São Paulo, em aulas teóricas e práticas, além do acompanhamento escolar e social do participante. Ao término desse programa, os jovens têm a chance de ser efetivados nos quadros da empresa.

"Essa parceria é muito importante, pois potencializa a divulgação dos programas e estende a sua aplicabilidade. Além disso, esperamos com o acordo auxiliar a prefeitura no processo de conscientização das empresas no que se refere à importância que este tipo de iniciativa tem para a sociedade", afirma Reynaldo Zani, diretor de comunicação da Pizza Hut da Grande São Paulo.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.