Prefeito Serra doa à UNE fita de discurso de 1964

Por meio de doações serão reunidos documentos, fotos, filmes e objetos para fazer parte do Centro de Memória do Movimento Estudantil.

Na tarde desta quarta-feira, dia 13, o acervo histórico da UNE (União Nacional dos Estudantes) ganhou um novo e importante documento: as imagens do discurso de José Serra como presidente da instituição em março de 64.

A UNE, junto com a Fundação Roberto Marinho, a Petrobrás, o Museu da República e a TV Globo, desenvolve o projeto Memória do Movimento Estudantil. Por meio de doações serão reunidos documentos, fotos, filmes e objetos para fazer parte do Centro de Memória do Movimento Estudantil.

Também serão gravados 100 depoimentos de pessoas que foram importantes para o movimento estudantil brasileiro. Eles serão reunidos em um banco histórico que, no futuro, dará origem a um documentário.

O prefeito Serra, após entregar ao presidente da UNE, Gustavo Peta, a fita acompanhada da transcrição do discurso, deu o seu depoimento para o jornalista Gilberto Dimenstein e para a jornalista e historiadora Carla Siqueira, coordenadora do projeto.

José Serra foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo e depois da UNE, no momento em que aconteceu o golpe militar no Brasil.

Após esse discurso histórico na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, com a presença de João Goulart e Leonel Brizola, a repressão levou Serra a exilar na Bolívia, na França, no Chile e nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil em 1978, depois de prescrita uma condenação imposta pelo regime militar.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.