Prefeitura lança campanha de vacinação contra gripe

A campanha tem como estratégia vacinar a população com idade igual ou maior que 60 anos contra a influenza, quando também serão oferecidas a vacina dupla tipo adulto e a vacina contra pneumococo para grupos de risco elevado.

No período de 25 de abril a 06 de maio de 2005, o Município de São Paulo, junto com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, realizará em todas as Unidades de Saúde a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), sendo 30 de abril o dia da Mobilização Nacional.

A campanha tem como estratégia vacinar a população com idade igual ou maior que 60 anos contra a influenza, quando também serão oferecidas a vacina dupla tipo adulto (contra o tétanos e difteria) para todas as pessoas não vacinadas e a vacina contra o pneumococo, prioritariamente para grupos de risco elevado.

É necessário manter a cobertura de vacinação acima de 70%, homogeneamente em todas as Subprefeituras com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade causada pelo vírus influenza e suas complicações.

Para a população com 60 anos e mais de idade, um dos maiores desafios da Saúde Pública na atualidade é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades rotineiras. A meta é garantir a qualidade de vida.

Estimativas indicam que no Município de São Paulo a população ³ 60 anos corresponde a aproximadamente 10% do total de habitantes. O Município de São Paulo através da Lei nº 12.326, de abril de 1997, regulamentada pelo Decreto n. 36.851, em 16 de maio de 1997, foi pioneiro realizando em 1998 a I Campanha Municipal de Vacinação para Pessoas ³ 60 anos, atingindo uma cobertura de 70%. No ano de 2004, vacinou 753.484 pessoas com 60 anos ou mais, representando uma cobertura de 75,3% (API/CCD/COVISA/SMS).

Utilizou-se como uma das estratégias incrementar as informações dos reais benefícios da vacina contra a influenza, obtendo-se um aumento da cobertura e da homogeneidade, superando o índice de 74,1% atingido no ano de 2003, com 716.103 pessoas vacinadas.

Quando se trata de cobertura vacinal, alcançar a meta proposta é um trabalho árduo, que envolve múltiplos fatores desde informação sobre a vacina até uma perfeita logística de distribuição.

Para os munícipes é preciso fazer com que a vacina esteja em local facilmente acessível sem comprometimento de sua qualidade e conservação.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.