Prefeitura quer criar corredor expresso até Cidade Tiradentes

A estimativa é de uma demanda de 350 mil a 400 mil passageiros por dia para uma região populosa (mais de 1,5 milhão de habitantes) hoje atendida precariamente pelo sistema de transportes. Obra prevê investimentos totais de R$ 700 milhões, dos quais R$ 420 milhões do BNDES.

O Secretário Municipal de Transportes, Frederico Bussinger, protocolou nesta sexta-feira (15/04) no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pedido de enquadramento da terceira etapa do Programa de Intervenções e Projetos Estratégicos no Sistema Integrado de Transporte Urbano de Passageiros do Município de São Paulo, abrangendo investimentos para viabilizar o funcionamento do Sistema de Controle e Monitoramento da Frota e da Bilhetagem e a implantação do corredor expresso Parque D.Pedro - Cidade Tiradentes.

Para tanto, prevê-se investimentos totais de R$ 700 milhões, dos quais R$ 420 milhões a serem financiados pelo BNDES como parcela residual do acordo de renegociação da dívida da Prefeitura com o governo federal, aprovado pelo Senado Federal em 2000, por meio da Resolução nº 26/00.

O corredor expresso Parque D.Pedro - Cidade Tiradentes tem cerca de 32 km de extensão. Ao transformar o esqueleto inconcluso do denominado Fura-Fila no trecho inicial de um corredor que liga os conjuntos habitacionais de Cidade Tiradentes e bairros adjacentes ao Centro da cidade, o novo corredor dá um destino digno e útil às centenas de milhões de reais nele já investidos: a estimativa é de uma demanda de 350 mil a 400 mil passageiros por dia para uma região populosa (mais de 1,5 milhão de habitantes) hoje atendida precariamente pelo sistema de transportes.

Para tanto, adotou-se um novo conceito de corredor, com sinalização coordenada e permitindo ultrapassagens nas estações, o que possibilita a coexistência de serviços locais, semi-expressos e expressos. Com isso, uma viagem de Cidade Tiradentes ao centro da cidade poderá ser reduzida de 2h30, e às vezes até mais, para até menos de uma hora.

O novo corredor também desconcentra o fluxo de transportes da zona Leste, atualmente todo ele na avenida Radial Leste, incluindo metrô e ferrovia; e permite integrações com os demais sistemas: Estação Pedro II (metrô linha vermelha), estação Ipiranga (CPTM), as futuras estações Sacomã e Vila Prudente (metrô linha verde), corredor ABD da EMTU (em São Mateus), e com o corredor Paes de Barros, no terminal Vila Prudente.

Além do aproveitamento dos terminais Vila Prudente, São Mateus e Cidade Tiradentes, serão implantados os terminais Cohab Teutônio e o novo terminal São Mateus. Com isso, os moradores da zona Leste e do ABC terão muito mais flexibilidade e alternativa para os seus deslocamentos.

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