Prefeitura antecipa o Renda Mínima a desabrigados de favela

O incêndio destruiu, na manhã do domingo (17/04), cerca de 90 barracos na favela da avenida Jornalista Roberto Marinho. Uma pessoa ficou intoxicada pela fumaça e foi liberada após receber atendimento do Corpo de Bombeiros.

O prefeito José Serra determinou a antecipação do pagamento do Renda Mínima para todas as famílias que ficaram sem moradia no incêndio que destruiu, na manhã do domingo (17/04), cerca de 90 barracos na favela da avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga avenida Águas Espraiadas), próximo da avenida Luiz Carlos Berrini, na zona sul da capital. Não houve feridos. Apenas uma pessoa ficou intoxicada pela fumaça e foi liberada depois de receber atendimento, segundo o Corpo de Bombeiros.

Serra esteve no local à tarde e conversou com os moradores, que já estavam sendo cadastrados pela Subprefeitura de Pinheiros. Cerca de 300 pessoas perderam seus barracos. Por ordem do prefeito, também as famílias que ainda não recebem o Renda Mínima serão cadastradas e terão o benefício antecipado.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social já iniciou a distribuição de cestas básicas, colchões, cobertores e o kit saúde (medicamentos e produtos de higiene pessoal). As famílias desabrigadas serão encaminhadas temporariamente ao abrigo Cancioneiro, localizado a dois quilômetros de distância da favela, segundo o secretário de Assistência Social, Floriano Pesaro.

Segundo o prefeito José Serra, após o cadastramento será avaliada a situação de cada família para que se possa dar um encaminhamento adequado. “Estamos aqui para ajudar”, disse o prefeito, em resposta a uma desabrigada.

O prefeito afirmou que já pediu prioridade para as favelas da região da Águas Espraiadas, que abrigam em torno de 8 mil famílias, à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). “Por ser uma região que tem Operação Urbana, ela é muito valorizada, o pessoal vem muito para cá porque acha que vindo para cá vai poder ter apartamento logo”, avaliou o prefeito.

O atendimento da Prefeitura está sendo feito por meio das Subprefeituras de Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Campo Limpo, Vila Mariana e Ipiranga e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além da Defesa Civil do Município.

Participaram do atendimento às famílias no local, os secretários José Aristodemo Pinotti (Educação) e Floriano Pesaro (Assistência Social), o subprefeito de Pinheiros, Antonio Marsiglia Neto, e Ieda Areias, secretária-adjunta da Secretaria das Subprefeituras.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.