Prefeito participa do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

Devem tomar a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, tétano e difteria, todas as pessoas com 60 anos ou mais. Só na cidade de São Paulo são esperadas um milhão de vacinas. Campanha será realizada de 25 de abril a 6 de maio em todo o País. Confira os postos de saúde.

O prefeito José Serra participou neste sábado, 23 de abril, no Sesc Vila Mariana, do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que será realizada de 25 de abril a 6 de maio em todo o País. Devem tomar a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, tétano e difteria, todas as pessoas com 60 anos ou mais (confira os postos de vacinação).

“A vacina contra gripe é algo que deu certo no Brasil. Nós introduzimos quando eu era ministro (da Saúde) e fiz questão de fazer isso na época. Na época, a vacina era para pessoas com 65 anos ou mais, depois baixamos para 60 anos. Com o emprego da vacina contra a gripe, verificamos que ocorreu uma economia de 25 mil internações hospitalares no Brasil. Ou seja, por terem sido vacinadas, muitas pessoas não pegaram gripe e, com isso, evitaram contrair pneumonia e outras doenças pulmonares”, disse o prefeito.

Serra foi o primeiro a tomar a vacina no posto de Saúde montado no Sesc Vila Mariana. O governador Geraldo Alckmin, que é médico, foi que aplicou a dose. Ao contrário do que muita gente pensa, a vacina é eficaz e reduz em até 90% os riscos de se contrair a gripe. Após a vacinação leva-se duas semanas para que o organismo comece a desenvolver anticorpos e quatro semanas para que a pessoa esteja completamente imunizada. Só no município de São Paulo serão um milhão de vacinas.

"Os postos de saúde da Prefeitura da capital são os principais pontos de vacinação. São mais de 400 postos que estarão aplicando a vacina para todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais. Os asilos também vão receber a vacina. Nos asilos, os pacientes também serão vacinados contra a pneumonia”, explica.

A vacina é produzida com vírus mortos - portanto, não há chances de se contrair a doença. A aplicação é feita por meio de uma injeção intramuscular e as reações adversas, como vermelhidão, dor e febre, são pouco comuns. A vacina também é bastante segura, havendo poucas contra-indicações. Somente pessoas com alergia grave à gema de ovo não podem ser vacinadas. Isto porque a dose é produzida em embriões de galinha e pode haver contaminação.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.