Prefeito testa nova linha semi-expressa do Centro à Cidade Tiradentes

Trajeto para a população estará disponível a partir de 1º de junho e reduzirá o tempo de viagem em uma hora. O prefeito também aproveitou para anunciar outras ações no setor de transporte público também beneficiarão a população da região de Cidade Tiradentes.

O prefeito José Serra conferiu, na sexta-feira (22/04), uma das "três inovações em matéria de transporte que têm uma importância enorme para as pessoas que moram em Cidade Tiradentes", conforme afirmou.

Trata-se das duas novas linhas semi-expressas de ônibus que, a partir de 1º de maio e 1º de junho, ligarão aquela região ao centro da cidade, com redução de cerca de uma hora no tempo de viagem.

O prefeito aproveitou para anunciar outra inovação - a linha circular Cidade Tiradentes 3110/10, que será implantada naquela região a partir de 1º de maio. Com tarifa exclusiva de R$ 1,20 (um real e vinte centavos), essa linha também trará vantagens financeiras para os usuários do subsistema local.

"Estamos fazendo essa experiência da linha local para aplicar na cidade inteira. Freqüentemente, as pessoas tomam um ônibus para ir a um lugar perto de suas casas, o que permite baratear o transporte local, pois elas não vão pegar mais do que uma condução", disse o prefeito, que considera a proposta vantajosa tanto para os passageiros quanto para as empresas de ônibus.

A linha-piloto, com dois carros, percorrerá as unidades públicas de saúde e de educação da região. Será um transporte circular que integrará os serviços básicos municipais existentes no local, como o CEU Inácio Monteiro e as Unidades Básicas de Saúde Glória, Gráficos, Ferroviários, Carlos Gentile, Tiradentes I e Castro Alves.

Quem utilizar o bilhete único, ao um ônibus dessa linha terá debitado no cartão apenas R$ 1,20. No intervalo de duas horas, caso o usuário decida fazer uso de qualquer outra linha, será debitado em seu cartão do bilhete único os R$ 0,80 (oitenta centavos) complementares.

Transporte direto 

A linha semi-expressa 309T/42 "Cidade Tiradentes-Terminal Parque Dom Pedro II" começa a operar em 1º de maio. O trajeto, via Aricanduva e Radial Leste, contará apenas com duas paradas intermediárias, uma no Shopping Center Aricanduva e outra no Metrô Tatuapé.

Ao invés das duas horas e meia dispendidas hoje para ir daquele bairro à região central de São Paulo, os usuários que utilizarem a linha semi-expressa levarão aproximadamente uma hora e 20 minutos. As linhas em circulação que ligam aquele bairro da Zona Leste ao Centro têm em média 104 pontos de parada pelo caminho.

"O principal problema de Cidades Tiradentes é o transporte, porque as pessoas ficam ilhadas. São quase 40 quilômetros de distância do Centro", disse Serra. "Essa linha semi-expressa vai significar uma economia diária de duas horas na vida dessas pessoas", destacou.

O prefeito embarcou na linha semi-expressa 3391/51 "Cidade Tiradentes-Terminal Parque Dom Pedro II", que estará disponível a partir de 1º de junho. O percurso é feito via Luís Inácio de Anhaia Melo, e conta também com aapenas duas paradas intermediárias: Terminal São Mateus e Terminal Vila Prudente. O ganho no tempo de viagem é similar ao da linha que começa a funcionar em maio.

As paradas das novas linhas de ônibus foram planejadas de forma estratégica, pois fazem interface com metrô, trem e ônibus intermunicipais.

"São experiências pilotos, que se derem certo serão implantadas em muitos lugares da cidade", declarou o prefeito.

Reforço e Corredor Expresso

Para agilizar o sistema de transporte coletivo na região, além desses novos itinerários estão sendo reforçadas duas linhas que já operam em Cidade Tiradentes. A partir desta segunda-feira (23/04), as linhas 3064/10 "Cidade Tiradentes-CPTM Guaianazes" e 3539/31 "Cidade Tiradentes-Terminal Parque D. Pedro II" vão ganhar mais veículos.

Num futuro próximo, cerca de 1,5 milhão de habitantes também poderão ser beneficiados com o Corredor Expresso Terminal Parque D.Pedro II - Cidade Tiradentes, que a atual Administração municipal implantará a partir da liberação de R$ 420 milhões pelo BNDES. Essa verba corresponde à parcela residual da renegociação da dívida da Prefeitura com o Governo federal, aprovado pelo Senado em 2000 (Resolução 26/00).

A realização do projeto significa reduzir ainda mais o tempo de viagem dos moradores de Cidade Tiradentes e outros bairros da Zona Leste. Com o corredor expresso, os 350 a 400 mil passageiros estimados passarão a fazer o trajeto em menos de uma hora, contra a média atual de duas horas e meia.

O corredor, com 32 Km de extensão, aproveitará as instalações do antigo Fura-Fila (8Km de trecho inicial) - que deverão ser concluídas tão logo o BNDES libere os recursos - e permitirá integrações com os demais sistemas do percurso: Estação Pedro II (metrô linha vermelha); estação Ipiranga (CPTM); as futuras estações Sacomã e Vila Prudente (linha verde); corredor ABD da EMTU (São Mateus); e com o corredor Paes de Barros, no Terminal Vila Prudente.

"O Fura-Fila está inacabado, degradando a cidade. Era uma obra que não deveria ter sido iniciada, mas já que está aí, vamos terminá-la e dar-lhe uma utilidade maior, a integrando ao corredor que vai para o fundo da Zona Leste", explicou o prefeito José Serra.

Praça reformada

Ao desembarcar no ponto final da linha semi-expressa em teste, o prefeito aproveitou para visitar a praça Mário Covas Júnior, no largo de Cidade Tiradentes, que estava deteriorada, e onde há muito tempo uma obra inacabada vinha sendo utilizada como banheiro a céu aberto. Na última quinta-feira (21), data do 21º aniversário do bairro, a Subprefeitura local entregou a praça revitalizada.

Integraram a equipe que percorreu o trajeto de ônibus e visitou o local os secretários municipais Frederico Bussinger (Transportes) e Walter Feldman (Coordenação das Subprefeituras), o presidente da CET, Roberto Scaringella, e o subprefeito de Cidade Tiradentes, Arthur Xavier.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.