Domingo de lazer na Sumaré será realizado toda semana

Após a conclusão de duas edições experimentais e de uma pesquisa de satisfação, realizada pelo Anhembi em parceria com a Agência ECA Jr. - USP e aplicada a freqüentadores, motoristas, comerciantes e moradores - foi definida a continuidade do "Domingo de Lazer na Sumaré".

Após a conclusão de duas edições experimentais e de uma pesquisa de satisfação, realizada pelo Anhembi em parceria com a Agência ECA Jr. - USP e aplicada a freqüentadores, motoristas, comerciantes e moradores - foi definida a continuidade do "Domingo de Lazer na Sumaré".

O projeto, de iniciativa da Prefeitura de São Paulo, libera para os pedestres, das 9 às 14h, o trecho da avenida Sumaré, entre o final da avenida Henrique Schaumann, até a altura da Praça Márcia Mammana, no sentido Pinheiros - Limão, totalizando pouco mais de 800 m de área livre para o lazer do paulistano.

Com amostragem de 985 questionários, a avaliação do evento, que ganhou nova formatação visando redução do impacto para o trânsito e para a rotina do morador da região, é altamente favorável a sua continuidade.

Como era de se esperar, entre os freqüentadores, que em sua grande parte são moradores da área, 93% desejam sua continuidade. O mesmo percentual se repete entre os moradores passantes, que não participaram do evento.

A principal justificativa é a não existência de parques e espaços para lazer na região, o que vai ao encontro do objetivo do projeto Domingos de Lazer - Encontros com a Cidade, que busca aproximar o cidadão paulista de seus espaços públicos.

Apesar de alterar a rota de motoristas que utilizam o espaço para transitar, os mesmos aprovam sua realização. Oitenta e três por cento dos condutores de veículos que passavam pela avenida Sumaré durante o Domingo de Lazer consideram que o evento deva continuar e que a interferência no trânsito não é motivo para a sua suspensão.

A maior rejeição, embora ainda pequena, é dos comerciantes da região, mais especificadamente dos feirantes, que utilizam uma rua próxima ao evento. Na própria Sumaré não há comércio aberto aos domingos. Mesmo assim, 71% da categoria aprovam integralmente a realização da rua de lazer enquanto outros 11% são a favor desde que com algumas alterações.

O grande objetivo do projeto "Domingos de Lazer - Encontros com a Cidade", do qual o Domingo de Lazer na Sumaré faz parte, é criar uma alternativa de entretenimento e lazer gratuito, por meio da integração da população com os espaços públicos.

Vale lembrar que São Paulo conta hoje, por iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, com cerca de 400 ruas de lazer espalhadas por toda a cidade, com foco na periferia.

Encontra-se em fase de estudos do projeto "Domingos de Lazer - Encontros com a Cidade" outros locais com potencial para a prática de atividades de lazer, em todas as regiões da cidade. O objetivo é revitalizar áreas públicas e nelas promover atividades aos finais de semana.

Novidades

Neste último final de semana, o projeto ganhou um novo serviço, também piloto. De 30 em 30 minutos, a partir das 10h, vans saíram lotadas da Praça Márcia Mammana e levaram participantes do evento para o bairro da Vila Madalena.

A idéia deste programa é estimular o paulistano a usufruir os atrativos que sua cidade oferece, além de criar uma opção para os participantes do Domingo de Lazer na Sumaré.

O serviço gratuito leva até 20 pessoas por viagem à Rua Mourato Coelho, onde além dos já tradicionais bares e restaurantes da região, ateliês de arte permanecem abertos, aderindo ao projeto. Os visitantes recebem os horários de volta da van, que saem da Rua Fidalga.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.