Coordenadoria da Juventude discute pichação e grafite no espaço urbano

A primeira reunião foi marcada para esta quarta-feira, dia 27. Durante o encontro, os participantes vão definir os conceitos da expressão artística e discutir sobre como essa arte pode interferir na harmonia do espaço público.

A Coordenadoria da Juventude promove na próxima quarta-feira (27/04), no auditório da SEPP, a primeira reunião do grupo de trabalho criado para revisão dos conceitos sobre grafite e demais intervenções visuais no espaço urbano.

O objetivo é travar um diálogo com pichadores e grafiteiros, definindo conceitos de expressão artística e o direito dessa expressão em harmonia com a não-poluição visual do espaço público.

As grandes metrópoles do mundo sofrem intervenções visuais em sua paisagem urbana. A poluição visual é causada pela publicidade desenfreada, pelo lixo abandonado nas ruas e mesmo pelo grafite e a pichação.

As intervenções visuais podem trazer harmonia e conforto, outras causam estranhamento e repulsa. E o grafite e a pichação não são diferentes. Ora trazem harmonia, ora causam desconforto.

A Coordenadoria da Juventude, da Secretaria para Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, tem como missão assegurar as políticas públicas municipais destinadas ao jovem, respeitando a diversidade da juventude, a fim de contribuir para o desenvolvimento da identidade e autonomia dos jovens.

O grafite e a pichação são formas de expressão da juventude e, portanto, alvo do interesse dessa Coordenadoria.

O evento contará com a participação de 15 convidados de diferentes áreas de saber, que trarão sua contribuição para esse projeto. Haverá também a participação de pichadores e grafiteiros. Serão discutidos os critérios que decidem que intervenção visual é harmoniosa e qual é poluidora.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.