Programa de microcrédito será ampliado na Capital

A idéia do São Paulo Confia é atender pessoas que vivem em regiões carentes e não conseguem crédito pessoal nos bancos. Os juros serão os menores do mercado: 3,9% ao mês. A primeira região beneficiada será a Zona Leste.

Os pequenos empreendedores da Capital terão uma boa notícia no dia 1º de Maio: a Secretaria Municipal do Trabalho irá anunciar uma parceria com um banco para a ampliação do programa de microcrédito. Desta maneira ficará mais fácil – e mais barato - conseguir um empréstimo para começar ou ampliar o negócio próprio.

O atual programa de microcrédito de São Paulo, o São Paulo Confia, terá uma verba extra de R$ 25 milhões ao ano. “Vamos turbinar o que já existe de microcrédito”, afirma o Secretário Municipal do Trabalho. O valor máximo de empréstimo será de R$ 5 mil.

A secretaria vai acompanhar todo o processo, avaliando o negócio do empreendedor, verificando se o dinheiro solicitado é realmente o valor necessário para a expansão ou ampliação do mesmo, e fazendo um acompanhamento posterior para conferir se o empréstimo foi utilizado adequadamente.

Cerca de 3,9 mil pessoas foram beneficiadas pelo São Paulo Confia entre 2001 e 2004. O programa foi inspirado no Banco do Povo do Governo do Estado, criado em 1998 pelo governador Mário Covas.

A idéia do São Paulo Confia é atender às pessoas que vivem em regiões carentes e não conseguem crédito pessoal nos bancos. Os juros também serão os menores do mercado: apenas 3,9% ao mês.

A primeira região beneficiada será a chamada Zona Leste 2, que inclui os bairros de São Mateus, Itaim Paulista, São Miguel e Itaquera. Com esta ação, a Prefeitura movimenta a economia local e espera gerar centenas de dezenas de empregos indiretos.

O programa também será aberto a pequenos empreendedores de outras regiões carentes do município. Nos próximos dias a Secretaria do Trabalho vai divulgar os detalhes do programa de microcrédito e os cinco postos da cidade onde os interessados poderão solicitar sua adesão.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.