Prefeitura promove mutirão ginecológico

Cerca de 7 mil mulheres que já agendaram as ultra-sonografias mas ainda aguardam nas filas das 87 UBS da Zona Norte serão atendidas e farão os exames a partir de sábado (30/04).

Começa no próximo sábado, dia 30 de abril, mutirão de ultra-sonografias pélvica e transvaginal que atenderá cerca de sete mil mulheres da zona norte até o final de maio.

Essa ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e supervisionada pela Coordenadoria de Saúde Região Norte, em parceria com a Sociedade Paulista de Radiologia e os Hospitais Albert Einstein, Samaritano, do Coração, Sírio Libanês, Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Servidor Público Estadual, Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, Vila Maria, USP e Unifesp.

Serão mobilizados aproximadamente 200 profissionais de saúde do serviço público e da iniciativa privada para o atendimento das mulheres das 87 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Norte, abrangendo os distritos administrativos de Santana, Tucuruvi, Perus, Pirituba, Anhangüera, São Domingos, Jaraguá, Brasilândia, Freguesia do Ó, Casa Verde, Limão, Cachoeirinha, Tremembé, Jaçanã, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.

O mutirão será realizado das 8h às 18h, nos dias 30 de abril (sábado), 01, 14, 15, 21 e 22 de maio (sábados e domingos) e tem como objetivo diminuir a fila de espera nas Unidades Básicas de Saúde.

Para isso, serão atendidas prioritariamente as pacientes que já foram agendadas pelas UBSs nos últimos meses, com apresentação do pedido médico. Segundo a Coordenadoria de Saúde Região Norte, a média de espera para a realização desses exames é de três meses, mas há casos de mulheres que estão na fila desde setembro do ano passado.

As pacientes receberão os resultados dos exames e em seguida serão encaminhadas aos serviços de saúde da região para orientação e tratamento. Nesta etapa, os Hospitais do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, da Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha e Vila Maria darão toda a assistência às pacientes com indicação cirúrgica.

“A idéia de realizar mutirões com parceiros da área privada é ótima, porque além de atender grande número de pessoas e esvaziar as filas das UBSs, permite aproximar o sistema público de saúde ao que há de mais avançado hoje na área do conhecimento e da tecnologia para o nosso setor”, afirma a Dra Vânia Soares de Azevedo Tardelli, coordenadora de Saúde da Região Norte.

A iniciativa é pioneira e está servindo de projeto piloto para que outros mutirões possam ser realizados em breve. Mais informações, pelo telefone (11) 6224-6850.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.