São Paulo ganha 135 mudas no Dia do Pau-Brasil

A ação faz parte do Programa de Arborização Urbana, lançado em março pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A Secretaria de Educação é parceira nesta ação, da qual participam cerca de 100 crianças.

Para comemorar o Dia do Pau-Brasil (03/05), a Prefeitura da Cidade de São Paulo, em parceria com os escoteiros e o colégio Dante Alighieri, promove o plantio de 135 mudas desta espécie nativa da área de Floresta Atlântica do Brasil.

A ação faz parte do Programa de Arborização Urbana, lançado em março pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A Secretaria de Educação é parceira nesta ação, da qual participam cerca de 100 crianças.

O plantio acontece simultaneamente em 6 parques municipais e em seis escolas, às 10h da manhã, nos seguintes locais:

Parque Ibirapuera

Contará com a presença dos Secretários do Verde e da Educação, Eduardo Jorge e José Aristodemo Pinotti. Alunos do colégio Dante Alighieri plantarão 20 mudas de Pau-Brasil.

Parque Guarapiranga

Contará com a presença do Subprefeito. Estudantes da EMEF Pracinhas da FEB plantarão 25 mudas de Pau-Brasil.

Parque Lions Club Tucuruvi

Contará com a presença do Subprefeito. Alunos da EMEI Nove de Julho plantarão 15 mudas de Pau-Brasil.

Parque Raul Seixas

Contará com a presença do Subprefeito. Estudantes das EMEIs Miroel Silveira e Benedito Calixto plantarão 25 mudas.

Parque Vila dos Remédios

Contará com a presença do Subprefeito. Alunos da EMEF Prof. José Ferraz de Campos plantarão 30 mudas.

Parque Anhanguera

Contará com a presença do Subprefeito. Escoteiros realizarão o plantio de 25 mudas.

O plantio acontecerá também em algumas escolas e praças próximas: EMEF Cleomenes Campos, EMEF Elza Maia Costa Freire, EMEF Silvia Martins Pires, EMEF Dr. Elias de Figueira Cavalcante, EMEF Francisco Rebollo e Escola Desembargador Amorim Lima.

O pau-Brasil

O Pau-Brasil tem forte ligação com a história do país. Documentos de 1503 já registravam o nome de ‘terras do Pau-Brasil’ ou terra do Brasil, devido à grande quantidade de árvores desta espécie encontradas nas matas do sul da Bahia e do Espírito Santo.

Como seu crescimento é demorado e não houve reflorestamento, a exploração intensa e predatória, durante séculos, ocasionou a extinção desta espécie das matas nativas brasileiras em 1922.

A árvore chega a atingir 15 m de altura e 80 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas e a casa, esverdeada, apresenta espinhos. As flores são amarelo ouro e os frutos têm forma de vagem.

Programa de arborização

Lançado no final de março pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o Programa de Arborização Urbana prevê a ampliação da cobertura vegetal da cidade através da arborização de áreas como canteiros centrais de avenidas, corredores verdes, ao longo de cursos d’água, áreas institucionais como escolas, creches, postos de saúde, e proteção da vegetação existente na cidade.

Desde janeiro, a SVMA já promoveu o plantio de 652 árvores. ONGs, entidades, associações, empresas, escolas e todos os interessados podem participar do Programa apresentando propostas e projetos para plantio. Basta se cadastrar através do telefone 3372-2222.

Serviço:

Plantio de 135 mudas de Pau-Brasil
Data: 03 de maio de 2005
Horário: 10h
Local: Parques Ibirapuera, Guarapiranga, Lions Club Tucuruvi, Raul Seixas, Vila dos Remédios e Anhanguera.
Informações: 3372-2232/2211

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.