Curso capacita 240 alunos na Oficina do Vidro

A Oficina do Vidro desenvolve trabalhos com reciclagem, modelagem, colagem e montagem de vidros e cristais Murano (peças de cristais produzidas na Ilha de Murano, na Itália).

Com o objetivo de reinserir no mercado de trabalho as pessoas da rede assistencial da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a entidade Pró-Mulher, Família e Cidadania assinam convênio nesta terça (3/05), às 15h30, para a capacitação de 240 alunos, entre jovens (de 14 a 18 anos), mulheres e idosos, no projeto Oficina do Vidro. O convênio tem duração de dois anos.

A Oficina do Vidro desenvolve trabalhos com reciclagem, modelagem, colagem e montagem de vidros e cristais Murano (peças de cristais produzidas na Ilha de Murano, na Itália).

“Este é mais uma ação para a reinserção social das pessoas assistidas nos albergues, abrigos e núcleos sócio-educativos. São pessoas com alta vulnerabilidade social. Vem ao encontro à política pública da Secretaria de oferecer não apenas assistência, mas desenvolvimento social”, afirmou o secretário Floriano Pesaro, da SMADS.

A primeira turma da parceria, com 70 alunos, começa em maio. São 30 jovens, 20 mulheres e 20 idosos da rede assistencial da SMADS, que faz o encaminhamento das pessoas. A entidade Pró-Mulher, Família e Cidadania fica responsável pela seleção.

Não estão abertas inscrições ou cadastramento para o projeto, já que as vagas estão sendo preenchidas com pessoas que fazem parte da rede assistencial da SMADS.

O curso tem duração de três meses, com aplicação de variadas técnicas, entre elas a de modelagem a calor. No final, os alunos irão expor as peças produzidas na oficina em um showroom no local e têm chance de serem contratados pela Oficina do Vidro.

Os idosos estão sendo selecionados dentro da rede de proteção social da SMADS (abrigos, albergues, núcleos de convivência, centros de referência de idosos e projetos especiais). As mulheres e os jovens vêm dos abrigos municipais. A seleção dará preferência para as pessoas com maior vulnerabilidade social.

“Preparamos o aluno para o processo criativo. Eles saem de lá como técnicos de modelagem em vidros e cristais”, explicou a artista plástica Débora Muszkat, coordenadora do projeto. Ela, que trabalha com vidros e cristais há mais de 20 anos, criou a oficina em Campos do Jordão. Depois montou o projeto em São Paulo, já trazendo profissionais formados na primeira turma de lá.

Serviço:

O que: assinatura do convênio para a capacitação de jovens, mulheres e idosos no projeto Oficina do Vidro.
Dia: 3 de maio
Horário: às 15h30
Local: Oficina do Vidro (av. Dr. Arnaldo, 2420, Sumaré - dentro do Parque da Sabesp).

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.