Secretaria do Verde promove plantio de mudas de pau-brasil

Cerca de 300 crianças plantaram 135 mudas em seis parques e seis escolas da cidade nesta terça-feira (03/05), dia do pau-brasil. Esta espécie foi extinta das matas brasileiras em 1922.

Cerca de 300 crianças plantaram 135 mudas de pau-brasil nesta terça-feira (03/05), Dia do Pau-Brasil. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o Colégio Dante Alighieri e com os escoteiros, aconteceu simultaneamente em seis parques municipais e seis escolas, e é parte do Programa de Arborização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Os estudantes aprenderam um pouco sobre esta espécie da Floresta Atlântica Brasileira que tem forte ligação com a história do país e foram orientados por técnicos da SVMA durante o plantio. No Parque Lions Club Tucuruvi, as crianças da EMEI Nove de Julho fizeram uma apresentação musical sobre a natureza. No Ibirapuera, as crianças do Dante Alighieri e da EMEI Heitor Vila-Lobos disputavam as ferramentas de plantio.

A ação aconteceu ainda nos parques Guarapiranga, Raul Seixas, Vila dos Remédios e Anhanguera e nas escolas e praças próximas: EMEF Cleomenes Campos, EMEF Elza Maia Costa Freire, EMEF Silvia Martins Pires, EMEF Dr. Elias de Figueira Cavalcante, EMEF Francisco Rebollo e Escola Desembargador Amorim Lima.

Documentos de 1503 já registravam o nome de 'terras do Pau-Brasil' ou terra do Brasil, devido à grande quantidade de árvores desta espécie encontradas nas matas do sul da Bahia e do Espírito Santo.

Como seu crescimento é demorado e não houve reflorestamento, a exploração intensa e predatória, durante séculos, ocasionou a extinção desta espécie das matas nativas brasileiras em 1922. A árvore chega a atingir 15 m de altura e 80 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas e a casca, esverdeada, apresenta espinhos. As flores são amarelo-ouro e os frutos têm forma de vagem.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.