Fórum vai discutir novos modelos para as calçadas de SP

O Fórum Paulistano de Passeio Público, no dia 11 de maio, reunirá especialistas e interessados em criar um novo modelo para a cidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 9.

Uma parceria envolvendo a Prefeitura e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA) realizará o primeiro Fórum Paulistano de Passeio Público, no dia 11 de maio, para discutir um novo modelo de calçadas para a cidade. O evento apresentará o programa "Passeio Livre" que, através de um decreto, estabelecerá os padrões e escolherá os materiais a serem utilizados nos novos passeios da cidade. Um projeto piloto levará este novo padrão de calçadas antecipadamente para sete ruas.

As novas calçadas serão divididas em faixas, de acordo com suas dimensões. Calçadas com menos de 2m de largura serão divididas em duas faixas. A mais próxima à rua será a faixa de serviços, destinada a postes, pontos de ônibus, orelhões, caixas de correio, lixeiras e outros equipamentos. A segunda será a faixa livre, exclusiva para o trânsito dos pedestres. Nas calçadas com mais de 2m de largura, haverá uma terceira faixa, próxima às edificações, destinada a toldos, mesas de bares e rampas para carros, entre outros.

A conservação das calçadas é uma obrigação do proprietário do imóvel. A função da Prefeitura é fiscalizar esse trabalho e apresentar propostas de reforma. O Fórum foi organizado com o objetivo de debater e analisar quais serão os novos formatos dos passeios e estimular a cooperação entre a Prefeitura e os proprietários de imóveis.

O Fórum Paulistano de Passeio Público será realizado dia 11 de maio, das 8h30 às 18h30 no Palácio das Convenções do Anhembi, Auditório Elis Regina - Av. Olavo Fontoura 1.209. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 9, pelo telefone 5031-4081 ou pelo site http://www.anggulo.com.br. O objetivo do evento é reunir profissionais do setor público e privado, alunos e professores das áreas de arquitetura e engenharia, representantes de ONG’s e demais interessados.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.