Ato vai homenagear heróis da 2ª Guerra

O evento, que será no dia 9 de maio, marca os 60 anos do final da 2ª Guerra e vai prestar homenagens aos soldados brasileiros que lutaram contra as forças nazi-fascistas.

A Câmara dos Vereadores de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, Secretaria Municipal de Educação e entidades judaicas, prepara uma homenagem aos heróis brasileiros que participaram da 2ª Guerra Mundial. A sessão solene em homenagem ao "Dia de Recordação dos Heróis e Mártires da 2ª Guerra Mundial" será no dia 9 de maio, às 19h30, no Auditório do Centro de Cultura Judaica, rua Oscar Freire, 2500.

O evento, que marca os 60 anos do final da 2ª Guerra, prestará homenagens aos soldados brasileiros que lutaram contra as forças nazi-fascistas. Os ex-prisioneiros de campos de concentração e ex-combatentes de grupos de resistência ao nazismo, como os Partisans, também serão lembrados. Os Heróis e Mártires recebem esta homenagem há 11 anos, desde a instituição da lei Municipal 11.844/95.

Durante a solenidade sete velas serão acesas: seis em memória aos 6 milhões de judeus mortos no Holocausto e uma em homenagem aos Pracinhas - combatentes brasileiros na 2ª Guerra - mortos em combate.

Cônsules de países envolvidos na guerra, como Polônia e Inglaterra, também marcarão presença no evento, assim como o Secretário Municipal de Educação, José Pinotti, que na ocasião lançará um concurso de redação sobre os 60 anos do pós-guerra.

Participarão do evento a Associação dos Sobreviventes do Holocausto, Associação Beneficente Bnai Brith do Brasil, Associação dos ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, IV Comando Militar Aéreo, VIII Distrito Naval, Comando Militar do Sudeste, Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Sherit Hapleitá do Brasil Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Centro de Cultura Judaica.



Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.