Zona Leste ganha mais um Telecentro

Telecentro da Vila Progresso é a 121ª unidade da rede. No total, mais de 600 mil pessoas já foram cadastradas no programa municipal de inclusão digital. Todos os serviços, cursos e materiais fornecidos são gratuitos.

Para o jovem de 20 anos Eduardo do Amaral, morador da Vila Progresso, na Zona Leste, o novo Telecentro inaugurado oficialmente pela Prefeitura nesta quinta-feira (05/05) dentro do terreno da EMEF Padre José de Anchieta representa mais do que conhecimento: significa uma chance a mais de sucesso na fase de transição da escola para o mercado de trabalho. Ele é um dos 40 alunos do curso de introdução à informática da unidade que se formam nesta sexta-feira (06/05), após duas semanas de aulas sobre fundamentos de programas de computador, como editor de texto e planilha eletrônica, além de Internet.

Mais do que o último dia de aula, esta sexta será para Eduardo o dia em que ele verá pronto seu primeiro currículo. O jovem, que até o ano passado utilizava computadores de infocentros e cursava o ensino médio, está procurando um trabalho e acredita que o curso vai ajuda-lo a "buscar um trabalho melhor".

O Telecentro da Vila Progresso, em São Miguel Paulista, é a 121ª unidade da rede e foi implantado em parceria com a Comgás e a Siemens. Desde o dia 5 de abril, data do início do atendimento à população, 610 pessoas já se cadastraram. Com a inauguração, o número de inscritos deve aumentar, segundo os monitores da unidade. "Neste mês esperamos que passe dos 3 mil cadastrados", conclui Sérgio Augusto Perez, de 30 anos, monitor do Vila Progresso e ex-voluntário no Telecentro Cangaíba.

No total, mais de 600 mil pessoas já foram cadastradas no programa municipal de inclusão digital desde que a primeira unidade foi entregue em junho de 2001, em Cidade Tiradentes, também na Zona Leste. Desse total, mais de 100 mil concluíram o curso básico de informática, sendo que 50% deles são jovens como Eduardo, com idade até 20 anos.

Nos próximos 15 dias, a comunidade de São Miguel Paulista receberá mais um Telecentro - o Sítio da Casa Pintada, na Vila Jacuí. Até o final deste semestre, serão inauguradas ainda outras três unidades, duas na Zona Leste e uma na Zona Oeste, totalizando 125 Telecentros.

Durante a inauguração do Telecentro da Vila Progresso, o secretário municipal de Comunicação, Sérgio Kobayashi, informou que 53 dos atuais 121 Telecentros da cidade que não estavam funcionando aos domingos voltarão à ativa nesses dias da semana a partir de junho.

Os Telecentros estão espalhados por todas as regiões do município e são administrados diretamente pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Geral do Portal Eletrônico e de Inclusão Digital, subordinada à Secretaria de Comunicação, ou indiretamente, por entidades da sociedade civil, empresas privadas ou organizações não-governamentais parceiras do governo municipal. Todas as unidades possuem computadores conectados a Internet de alta velocidade para uso gratuito da população. Em cada Telecentro funcionam de dez a 20 computadores, sendo que 75% deles são dedicados à formação da população e outros 25% são reservados para o uso livre dos cidadãos. Todos os serviços, cursos e materiais fornecidos são gratuitos.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.