Samba dita o ritmo em Santo Amaro às segundas-feiras

O diferencial da apresentação fica por conta do tempo do espetáculo, que é marcado pela duração da chama de uma vela. É o Mercado Samba da Vela, projeto que acontece a partir das 20h, com entrada franca.

A Casa de Cultura de Santo Amaro reúne, todas as semanas, uma platéia que gosta de ouvir um dos ritmos brasileiros mais tradicionais: o samba. O diferencial desta apresentação fica por conta do tempo do espetáculo, que é marcado pela duração da chama de uma vela. É o Mercado Samba da Vela, projeto que acontece todas as segundas-feiras, a partir das 20h, com entrada franca.

A idéia surgiu dos músicos veteranos Paquera, Chapinha e dos irmãos Magno Souza e Maurílio de Oliveira que, em 2000, costumavam se reunir com amigos em um bar de propriedade de Chapinha, na zona sul, para tocar composições próprias. O ambiente era propício para que a batucada avançasse até altas horas da madrugada, muito tarde por se tratar de uma segunda-feira. Foi quando tiveram a idéia de utilizar a chama de uma vela como “relógio”. Acabou a luz, é hora de ir para casa.

Como o público desses encontros foi crescendo dia-a-dia, os criadores do projeto se dirigiram até a Casa de Cultura, para levar a proposta do show que hoje é um dos mais populares de toda a região. Alguns artistas de renome já prestigiaram essa roda de samba, entre eles, Beth Carvalho.

Os músicos se sentam em cadeiras dispostas em volta de uma mesa (onde está a vela) e o público fica atrás, formando uma espécie de roda. O objetivo, além de dar chance a novos compositores, é resgatar o autêntico samba de raiz.

O show tem toques ritualísticos, de verdadeiros “pajés” do samba. Antes do início, por exemplo, é dita a frase: “Que a divina luz ilumine todos os corações”. A vela é acesa e começa a batucada. A platéia acompanha o ritmo com palmas. Apesar do clima lembrar antigos botecos, verdadeiros templos do samba, o ambiente é de respeito. Não é servido nenhum tipo de bebida, apenas sopa ou frutas no final.

Serviço:
Casa de Cultura de Santo Amaro. Praça Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Telefone: 5522-8897.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.