Projeto gratuito vai "traduzir" ópera no Municipal

As primeiras apresentações serão nos dias 10, 11 e 12 de maio, às 11h, com o tema “A Comédia na Ópera”. A cada trimestre o tema será trocado e novos gêneros serão abordados, como drama e suspense.

A partir desta terça-feira (10/05), o projeto “Cena Aberta”, da Secretaria Municipal de Cultura, apresentará trechos de óperas famosas, explicando seus principais elementos. O espetáculo mostrará, entre outras coisas, como são escolhidos os figurinos, qual é a função do diretor de cena, do regente, do contra-regra e como se monta um cenário antes e durante a apresentação.

Serão exibidos três espetáculos por mês, sempre no Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, região central). As primeiras apresentações serão nos dias 10, 11 e 12 de maio, às 11h, com o tema “A Comédia na Ópera”. A cada trimestre o tema será trocado e novos gêneros serão abordados, como drama e suspense, por exemplo.

O programa deste trimestre será formado por trechos de várias óperas, como “O Elixir de Amor”, de Donizetti, “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, “O Morcego”, de Strauss, e “As Bodas de Figaro”, de Mozart.

Com direção cênica de Vivian Buckup, a peça conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal, dos Corais Lírico e Paulistano, além de cantores solistas. O ator Fábio Herford fará uma narração do espetáculo, descrevendo os componentes e os diferentes momentos dos trechos encenados.

“Cena Aberta” dá continuidade ao projeto anterior da Secretaria, “Concerto Didático”. Na nova versão não há interrupções, o que faz com que o espetáculo ganhe agilidade.

No projeto “Cena Aberta” todas as apresentações serão gratuitas. Cerca de 600 lugares serão destinados a escolas públicas e particulares (que deverão agendar visita pelo telefone 223-3022, ramal 256) e 500 destinados ao público em geral, que não precisará agendar visita e nem retirar senha com antecipação.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.