Einstein doa ultra-som ao Hospital da Vila Maria

O ultra-som de última geração deverá atender a 36 pessoas por dia. O prefeito visitou o hospital e disse que a situação está muito melhor do que no início de sua gestão.

Trinta e seis exames por dia. Esta é a expectativa de atendimento proporcionada pelo novo ultra-som do Hospital Municipal Vereador José Storopolli, no Parque Novo Mundo, doado pelo Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Israelita Albert Einstein. O prefeito José Serra visitou o hospital na manhã desta terça-feira (10/05) acompanhado do secretário municipal de Saúde, Cláudio Lottenberg.

O hospital, conhecido como Hospital da Vila Maria, conta com outros dois equipamentos, mas de tecnologia mais antiga. O ultra-som doado pelo Einstein veio substituir um aparelho quebrado desde janeiro deste ano, quando o prefeito visitou o local pela primeira vez e tomou conhecimento do problema.

Segundo o prefeito, a situação no hospital melhorou muito desde o início da atual gestão. "Havia três meses de atraso de pagamento, nós colocamos em dia. Estamos consertando todos os equipamentos e comprando equipamentos novos", disse Serra. Além disso, quatro leitos de UTI que estavam fechados foram reabertos.

O prefeito afirmou que a proposta é organizar o atendimento da região, que conta com 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em torno do Hospital de Vila Maria. A coordenação deve continuar sob responsabilidade da Unifesp.

A meta é fortalecer os postos de saúde. "Não tem jeito de arrumar o hospital sem arrumar as UBS", esclareceu Serra. Este fortalecimento seria necessário para que as pessoas com problemas de saúde mais simples, como gripes, possam ser atendidas rapidamente nos postos, sem que tenham de buscar o hospital.

Serra agradeceu ao presidente em exercício do Albert Einstein, Cláudio Deutsch, que estava presente, pela doação do ultra-som de Vila Maria e de outros seis entregues ao município. "É uma boa parceria".

O ultra-som de última geração foi doado no dia 2 de maio e já está em funcionamento. O custo estimado do aparelho e da instalação é de R$ 170 mil. Dois médicos ficarão responsáveis pelo manuseio do ultra-som, trabalhando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.