Biblioteca Álvaro Guerra comemora 50 anos

Entre as comemorações estão previstas homenagens a funcionários e leitores, um sarau litero-musical e uma exposição sobre a história da biblioteca.

A Biblioteca Álvaro Guerra comemorará 50 anos de história nesta sexta-feira (13/05), a partir das 9h30.

Entre as comemorações estão previstas homenagens a funcionários e leitores, um sarau litero-musical e uma exposição contendo uma síntese de documentos, artigos de jornais, fotos, e principalmente, depoimentos de antigos e novos leitores que, com sensibilidade, relatam suas memórias e o significado da Biblioteca em suas vidas e formação.

O sarau contará com a apresentação, no teclados, de Renato de Sousa Gilioli, historiador, escritor e pianista erudito e da pedagoga Maria Rita Marques da Silva, que lerá depoimentos sobre a biblioteca.

Criada pela Lei 3.853, de 18 de março de 1950, a Biblioteca foi inaugurada somente em 15 de maio de 1955. Desde então, vem incentivando a leitura e outras atividades culturais como exposições, encontros com escritores, contadores de histórias, saraus, cursos, oficinas e visitas monitoradas, entre outras.

Inicialmente denominada “Biblioteca Infantil de Pinheiros”, a biblioteca teve seu nome alterado somente em 1973, quando passou a chamar-se ”Biblioteca Infantil Álvaro Guerra”, em homenagem ao escritor e educador.

Em 18 de junho de 1989, a Biblioteca foi invadida, parcialmente destruída e incendiada, com danos brutais às instalações e ao seu acervo. Foram dois anos de intensas reformas e preparação de um novo acervo, até sua reabertura em 1º de junho de 1992.

Ao longo dos anos, sua infra-estrutura acompanhou o avanço da tecnologia e se modernizou. Em outubro de 1997, passou a contar com um novo e original serviço de informação: a “Estação Memória”, que coleta, trata e organiza registros e depoimentos de vida de idosos, ao mesmo tempo em que constrói novas formas de re-inserção dos relatos junto a diferentes segmentos socioculturais e etários, em especial crianças e jovens.

No início de 2002, a "Álvaro Guerra" disponibilizou um serviço de inclusão digital, com a instalação de três computadores conectados à Internet que podem ser utilizados pela população.

Desde 2003, a Biblioteca conta com um serviço destinado às crianças de 2 a 7 anos, de escolas, creches e orfanatos. É o Programa “Caminhando para a Leitura”, que propõe a exploração do acervo de livros infantis como instrumento de descoberta do conhecimento, visando também o uso, a troca e a produção do mesmo. Outra finalidade do programa é fazer da Biblioteca um local acolhedor, onde as crianças vivenciem novas experiências.

Cerca de 3 mil usuários são atendidos mensalmente pela Biblioteca. O acervo, que a princípio era de 3 mil livros, contém hoje 43.984 volumes, sendo constituído, sobretudo, por obras de referência, livros didáticos, paradidáticos e de literatura infantil e juvenil. É um espaço onde se pode ler, pesquisar e tomar livros emprestados.

Serviço

Biblioteca Álvaro Guerra está localizada na Av. Pedroso de Morais, 1919, no bairro de Pinheiros.
O telefone é 3031-7784.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.