Plenárias são espaço para comunidade participar das decisões

As Plenárias são reuniões realizadas entre as subprefeituras, líderes e entidades comunitárias e a sociedade civil com o objetivo de inserir a população nas decisões políticas.

No último dia 26 de abril, a escrivã e dona-de-casa Elaine Cristina Lacerda acordou cedo, passeou com seu cachorro, almoçou com sua mãe e, às 14h, junto com a tia, seguiu para a Plenária de Participação Social, realizada na subprefeitura de Casa Verde. Elaine é um exemplo de que qualquer cidadão pode conhecer e opinar sobre a gestão política de seu município e de sua região. Segundo a própria Elaine, o que a atraiu para esse encontro foi a possibilidade de estabelecer um contato mais próximo com a administração pública local.

O mesmo pensa a líder comunitária Elizabete Aparecida Breve, que também participou da Plenária. "Me senti lisonjeada com o convite para participar desse encontro", diz a líder. “Senti o interesse da prefeitura em dividir com o cidadão as responsabilidades do poder público".

As Plenárias são reuniões realizadas entre as subprefeituras, líderes e entidades comunitárias e a sociedade civil. O objetivo é inserir a população nas decisões políticas. O cidadão tem voz para sugerir, reclamar e expor seus problemas. Desde abril, a Coordenadoria de Participação Social, que integra a Secretaria Municipal de Participação e Parceria e que definiu o novo modelo de participação, tem acompanhado as plenárias realizadas nas 31 Subprefeituras. O modelo segue o princípio de tornar viável a participação dos cidadãos nas decisões do poder local, com objetivo de melhorar a qualidade de vida.

A próxima plenária será promovida pela subprefeitura de Aricanduva no próximo dia 14, das 8h às 12h, na EMEF Dr. João Naoki Sumita. Anote o endereço: rua Mosenhor Antonio de Castro, 222, Jardim Vila Formosa.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.