Domingo de lazer na Sumaré terá atividades para pessoas com deficiência

A partir deste final de semana, o Domingo de lazer na Sumaré vai ter atrações especiais para as pessoas com deficiência. Está programado uma apresentação, aberta ao público, de um grupo de capoeira formado por pessoas com deficiência mental, auditiva, visual e física.

A Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Esportes e da Anhembi Turismo e Eventos, promove neste domingo (15/05) mais uma edição do projeto Domingo de Lazer na Sumaré.

Das 9 às 14h, a avenida Sumaré, situada na zona oeste da cidade, terá sua via Pinheiros - Limão interditada, desde o final da Av. Henrique Schaumann, até a altura da Praça Márcia Mammana, totalizando pouco mais de 800 m de área livre para o lazer do paulistano.

O projeto, que ganhou nova formatação, prevê a participação natural dos moradores, sem atividades que exijam sonorização, shows ou necessidade de viabilizar condução para levar pessoas. Outra preocupação do novo projeto é a redução do impacto para o trânsito e para a rotina do morador da região.

Fruto da parceria entre a São Paulo Turismo e a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SEPED - a edição deste Domingo de Lazer vai trazer uma novidade para o público: a apresentação de um grupo de Capoeira, do Instituto Efort, formado por pessoas com deficiência mental, auditiva, visual e física.

Às 11 horas da manhã começa apresentação do jogo, que tem o objetivo de mostrar que as mais diversas artes e esportes podem ser inclusivos, mantendo sua qualidade técnica e beleza. A apresentação vai estar aberta para a participação do público presente.

Neste domingo, o evento contará também com atividades voltadas ao lazer e esporte. Estão programadas aulas de yóga, oficinas de lançamento de bumerangues e friesbies e gincanas com brinquedos educativos. Haverá ainda apresentação de cães treinados e mini rampas de skate para os adolescentes.

Além disso, os freqüentadores contarão com a presença do Grupo Orquestra de Plástico, que fará apresentações e oficinas para a confecção de instrumentos de material plástico reciclável. Portanto, para a participação integral da população, a sugestão é que tragam de casa limpos objetos escolhidos, do seu "lixo" particular.

Os instrumentos musicais terão sido antes embalagens sobre materiais diversos, aqui para serem ressignificados. O que trazer/sugestões: Todas as embalagens de alimentos e bebidas em plástico, madeira, metal, vidro inteiro ou picado, papéis, etc.; das pequenas coisas até as geladeiras. Também haverá possibilidade de locação de bicicletas no local.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.