Pesquisa mapeia crianças em situação de rua em São Mateus

O estudo “Itinerários Infanto-Juvenis na Metrópole” revela que 53% são crianças em situação de trabalho na rua, ou seja, vão para a rua para trabalhar e depois voltam para a casa. E que 7% são famílias inteiras nas ruas.

Pesquisa “Itinerários Infanto-Juvenis na Metrópole”, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Subprefeitura de São Mateus e a entidade Ação Social São Mateus, revela uma grande presença de crianças e adolescentes trabalhando nas ruas da região.

“Na pesquisa, foi identificado um percentual de 53% de crianças e adolescentes nesta situação”, explicou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, cuja pasta irá deflagrar em julho uma campanha contra o trabalho infantil nas ruas da capital.

Na região de São Mateus, a estimativa é de existam de 600 a 700 crianças e adolescentes em situação de rua. São crianças e adolescentes que vivem e/ou trabalham nas ruas.

Coordenada pelo sociólogo James de Lemos Abreu, da SAS de São Mateus, a pesquisa coletou dados de 344 crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos e 11 meses) da região entre 2000 e 2004. A pesquisa foi feita em cima de números a partir dos registros do Conselho Tutelar de São Mateus.

A pesquisa revela que 7,6% são crianças “independentes” (vivenciam várias experiências nas ruas, além do trabalho, e ainda voltam para a casa. Estão em lento rompimento com as famílias); 16,6% são crianças de rua (ficam permanentemente nas ruas e já romperam os vínculos familiares); 7% são famílias inteiras nas ruas; e 16% não foram identificados.

Projeto

Também está sendo inaugurado nesta sexta-feira (13 de maio) o projeto “Da Rua Pra Vida Cidadã”, que tem a capacidade de atender 100 crianças e adolescentes da região.

No Centro de Referência da Ação Social São Mateus, são realizadas atividades sócio-educativas (como filmes, desenhos, aproximação para reinserção familiar), além de espaço para higiene pessoal.

O projeto faz ainda abordagens em alguns pontos de concentração de crianças e adolescentes na região: Largo de São Mateus e adjacências, Feira do Parque Boa Esperança e Carrefour Santo André (para onde se dirigem muitas crianças e adolescentes moradores no Jardim Santo André, no distrito São Rafael).

Além das abordagens, são realizadas visitas regulares a famílias a fim de possibilitar e acompanhar o retorno à família.

No projeto, a maioria das crianças e adolescentes está matriculada na rede pública de ensino, mas não freqüenta a escola. O projeto “Da Rua para a Vida Cidadã” fica na rua Dr. Raul Manso Sayão Filho, 617, em São Mateus.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.