Centro Cultural São Paulo comemora 23 anos nesta sexta-feira

O Centro Cultural São Paulo completa 23 anos de atividades nesta sexta-feira (13/05). E, para comemorar, uma programação especial traz jazz, dança, cinema e exposições neste fim de semana.

O Centro Cultural São Paulo completa 23 anos de atividades nesta sexta-feira (13/05). E, para comemorar, uma extensa programação gratuita foi elaborada para este fim de semana. Concebido inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o CCSP sofreu, no decorrer de sua construção, uma série de adaptações para transformar-se em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.

Inaugurado em 13 de maio de 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da capital paulista: a Pinacoteca Municipal, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas.

Aos poucos, o CCSP firmou-se como um pólo de apoio às produções experimentais, um ponto de encontro de artistas e um lugar de convivência. Localizado em um ponto estratégico da cidade, entre a rua Vergueiro e a avenida 23 de Maio, próximo à avenida Paulista e junto a duas estações de metrô - Paraíso e Vergueiro -, a instituição tem um número expressivo de freqüentadores.

A programação é diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares, e atrai faixas distintas da população, fazendo do CCSP um dos espaços culturais mais democráticos da cidade. No ano passado, recebeu quase 800 mil usuários, uma visitação comparável à dos maiores museus e centros culturais do mundo. Recebeu também o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) de 2004, na categoria Projeto Cultural. A instituição foi escolhida por permitir que jovens artistas mostrem seus trabalhos no programa de exposições, com acompanhamento de críticos especializados.

Espaço integrado

Com quatro pavimentos e uma área de 46.500 m², o projeto arquitetônico do Centro Cultura destaca-se pela maneira como se integra ao espaço urbano. Assinado pelos arquitetos Luís Benedito Telles e Eurico Prado Lopes, o projeto distribui a construção pelo terreno de maneira harmoniosa e moderna. Sem barreiras, convida quem passa a entrar. Com apoio da Companhia do Metropolitano e patrocínio da Petrobras, seguindo a concepção original do projeto, foi inaugurado no ano passado o jardim Eurico Prado Lopes, com uma rampa de ligação entre a estação Vergueiro do Metrô e o CCSP, onde estão obras de arte, como esculturas de Elisa Bracher e Artur Lescher.

Para quebrar a rigidez do concreto e do aço, amplamente utilizados na obra, a área do Centro Cultural tem imensos espaços vazados e envidraçados que permitem a entrada de luz natural e ainda manteve, no centro da construção, um jardim de 700 m², onde a vegetação original foi preservada. Na parte de cima do prédio, há outros dois jardins, cada um com 1.500 m².

Leia mais:

Programação especial comemora os 23 anos do Centro Cultural
Serviços e agenda completa estão disponíveis no site do CCSP
Pinacoteca Municipal: primeiro acervo público de arte moderna
Bibliotecas: cultura e lazer em diversas linguagens
CCSP: também um centro de cultura e pesquisa

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.