Um centro de consulta e pesquisa

Os pesquisadores do CCSP documentam material sobre arquitetura, artes cênicas, gráficas e plásticas, cinema, comunicação de massa, literatura, música e fotografia. O acervo, disponível no Arquivo Multimeios, é aberto ao público.

A divisão de pesquisas do Centro Cultural São Paulo tem origem no antigo Departamento de Informação e Documentação Artísticas (Idart), implantado em 1975 pela Secretaria Municipal de Cultura. Em 1982, o Idart foi incorporado ao CCSP e tornou-se sua divisão de pesquisas.

As equipes de pesquisadores dedicam-se à documentação das áreas de arquitetura, artes cênicas, gráficas e plásticas, cinema, comunicação de massa, literatura, música e fotografia. Todo o material recolhido passa a compor o acervo do Arquivo Multimeios e fica, assim, à disposição do público e dos pesquisadores.

A produção é divulgada por meio de livros, anuários e catálogos. O site do CCSP mantém uma biblioteca virtual, onde alguns desses títulos podem ser copiados. Também organiza debates e depoimentos públicos. Outro meio de difusão é a Revista D’Art, publicada semestralmente.

Arquivo multimeios

Criado em 1975 para abrigar a produção do centro de pesquisas do Idart, hoje divisão de pesquisas do CCSP, o Arquivo Multimeios tem um significativo registro sobre a produção artística e cultural contemporânea da cidade. São mais de 900 mil documentos que abrangem as áreas de arquitetura, artes cênicas, música, artes gráficas, cinema, artes plásticas, comunicação de massa, fotografia e literatura.

Além de registros escritos, sua coleção caracteriza-se pela presença de outros suportes: vídeos, filmes, registros sonoros e fotográficos. Sob sua guarda estão valiosos arquivos pessoais, como o do fotógrafo Fredi Kleemann e do poeta Décio Pignatari; coleções, como a do Teatro de Arena, do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC); a obra de teatro, rádio, cinema e televisão do dramaturgo Walter George Durst e a produção crítica de Décio de Almeida Prado; além de uma hemeroteca e de conjuntos documentais referentes às pesquisas temáticas e às coletas realizadas por suas equipes.

Todos os materiais são processados tecnicamente, catalogados e guardados em sala climatizada de acordo com as normas de preservação recomendadas pelas instituições museológicas internacionais. Disponível para consulta, o acesso aos documentos é feito com agendamento prévio e há a possibilidade de reprodução de material em papel e duplicação de fotos e fitas sonoras.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.