Projeto-piloto capacita Educadores Comunitários

Idéia é proporcionar um aprendizado pós-aula aos alunos, baseado em conceitos pedagógicos adotados na Espanha. Cinqüenta profissionais da região central serão capacitados nesta primeira etapa.

Começa hoje (16/05), no Pateo do Collegio, a capacitação de 50 profissionais da rede educativa municipal da região central, projeto-piloto da Subprefeitura da Sé com a Secretaria Municipal de Educação, que será adotado em outros bairros da cidade no futuro. Conceitos pedagógicos de Cidade Educadora foram trazidos da Espanha para proporcionar a estudantes um aprendizado pós-aula em que o cosmo urbano é o objeto e local de estudo; a cidade também se torna responsável pela formação do jovem. Por trás disso, há a figura do educador, que é a ponte entre o aluno e a cidade. Com a formação do curso que está começando, ele torna-se um Pedagogo ou Educador Comunitário.

Os Educadores Comunitários serão responsáveis, dentro da escola, por projetos que otimizem a formação dos alunos de determinado bairro, aproveitando seu espaço de vivência e também a população local. Além de organizar atividades de pós-aula, eles desenvolvem projetos educativos e buscam parcerias com a comunidade. O espanhol César Coll e a equatoriana Rosa Maria Torres são dois dos estudiosos que desenvolveram o conceito de Comunidades de Aprendizagem, propostos pelo Projeto Aprendiz na forma de Cidade Educadora e, ainda, Bairro- Escola. O projeto tem patrocínio da Comgas e parceria do Aprendiz, cujos monitores vão capacitar os pedagogos. O treinamento, de 120 horas, vai até dezembro, com 16 encontros, sempre em algum local do Centro (Centro Cultural Banco do Brasil, Pateo do Collegio etc).

A Comgas viabilizou a capacitação dos educadores e a entrega, a todas as escolas participantes, do livro organizado pelo fundador do Projeto Aprendiz, Gilberto Dimenstein, "São Paulo 450 Anos Luz - a redescoberta de uma cidade" e de guias com sugestões de atividades didáticas. Hoje, na abertura do curso, haverá entrega de aparelhos de DVD e de DVDs didáticos, doados por Eugenio Staub, da Gradiente, e por Lírio Parisotto, da Videolar, a todas as escolas da região.

Cada uma das 18 escolas do Centro de São Paulo escolheu seus representantes para participar da capacitação e tomar conhecimento de experiências no Brasil e no exterior; formas de elaboração de projetos; captação de recursos; experiências curriculares que usam a comunidade para re-significar as matérias tradicionais, entre outros. "Esse é um importante passo no nosso empenho para a revitalização do Centro de São Paulo", afirma o Subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo. "Os estudantes vivem e aprendem com a região e sua comunidade, queremos que todo paulistano faça o mesmo", diz Matarazzo, que, com a responsável pelo projeto, Olga Arruda, estará presente no início do evento do Pateo do Collegio.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.