Participação na eleição do Conselho Tutelar cresce 30%

Com 85% das urnas apuradas, a eleição para o Conselho Tutelar da Cidade de São Paulo registrou um aumento de quase 30% eleitores em relação à última eleição, realizada em 2002.

Com 85% das urnas apuradas, a eleição para o Conselho Tutelar da Cidade de São Paulo registrou um aumento de quase 30% eleitores em relação à última eleição, realizada em 2002. Até o momento, foram contabilizados 77.670 votos contra cerca de 61 mil da eleição passada. A apuração termina no final da tarde desta segunda-feira (16/05) e são esperados cerca de 80 mil votos.

A lista dos 175 novos membros do Conselho Tutelar eleitos em 35 regiões administrativas de São Paulo será divulgada no site da Prefeitura e na sede das 31 subprefeituras da capital. Os novos conselheiros terão mandato de três anos e deverão cumprir dedicação exclusiva ao trabalho.

Além do aumento da participação da comunidade, houve uma elevação do número de candidatos: 2.180 em 2005 contra 1.100 em 2002. O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de proteção à criança, que zela pelos direitos da infância e juventude conforme os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O conselheiro, por sua vez, assessora a Prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias para viabilizar planos e programas a favor da infância e juventude. A posse dos novos conselheiros, que terão remuneração de R$ 1.380, ocorre em 25 de junho.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.