Prefeito recebe Comissão do Parlamento Europeu para AL

O encontro tratou de diferentes temas dentro de uma extensa agenda que os parlamentares europeus cumprirão no Brasil até a próxima sexta-feira com o objetivo de impulsionar politicamente o projeto “EUBrasil”.

O prefeito José Serra recebeu, nesta segunda-feira (16) à tarde, em seu gabinete, uma delegação de deputados da Comissão do Parlamento Europeu para a América Latina, liderada pelo seu presidente, o ex-primeiro ministro da Itália, Massimo D’ Alema.

O encontro, de caráter protocolar, tratou de diferentes temas dentro de uma extensa agenda que os parlamentares europeus cumprirão no Brasil até a próxima sexta-feira (21) com o objetivo de impulsionar politicamente o acordo Mercosul-Unidade Européia e o projeto “EUBrasil”.

Lançado em maio deste ano em Estrasburgo (França), o projeto “EUBrasil” está sendo apresentado na noite desta segunda-feira em São Paulo, durante jantar com autoridades e empresários brasileiros.

A intenção do projeto é promover a cooperação cultural, econômica, política e social, mas também dinamizar as relações entre a Europa e a América Latinas para relançar as negociações em busca de um tratado de livre comércio UE-Mercosul, bloqueadas desde outubro do ano passado.

A União Européia é o principal sócio comercial do Brasil, que é o país latino-americano de maior comércio. Os membros da delegação são representantes de vários partidos do Parlamento Europeu e durante o encontro falaram sobre o acordo que está sendo negociado entre a EU e o Mercosul, desde 95, mais precisamente a partir de 2002 quando a questão mais técnica e comercial passou a ser prioridade para os dois lados.

Embora seja um acordo entre países, os parlamentares fizeram várias perguntas ao prefeito, a respeito de temas de interesse da cidade de São Paulo. Tratou-se um pouco da melhoria da cooperação entre as cidades européias e São Paulo e das perspectivas e dificuldades que os deputados têm para saber qual é a posição do Brasil para avançar na negociação comercial.

A nova iniciativa soma-se ao já existente Foro Empresarial Mercosul-União Européia, que realizou em janeiro passado sua quinta conferência plenária e que também busca impulsionar a retomada de negociações entre ambos os blocos.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.