MAC recebe visita de 80 estudantes de quatro e cinco anos

Crianças da EMEI João Theodoro visitam Museu de Arte Contemporânea. O passeio, nesta terça-feira (17/05), faz parte do projeto "O Centro pode ser uma sala de aula", organizado pela Subprefeitura da Sé.

Museu não é só para adulto. Para provar isso, nessa terça-feira (17/05), 80 crianças de quatro e cinco anos vão visitar a exposição de brinquedos gigantes no Museu de Arte Contemporânea, no Ibirapuera.

Elas estudam na Escola Municipal de Educação Infantil João Theodoro, no Bom Retiro, e participam de uma atividade do projeto-piloto "O Centro pode ser uma sala de aula", da Subprefeitura da Sé. A idéia é aproveitar o equipamento cultural da cidade para formar alunos da rede municipal da região realizando atividades extracurriculares.

Desde abril, mais de cinco mil estudantes foram a locais como a Pinacoteca do Estado, Centro Cultural de São Paulo, Memorial da América Latina, Museu Afro-Brasil, entre outros. A Secretaria da Educação quer expandir o modelo para outras regiões da cidade.

A idéia fundamental de "O Centro pode ser uma sala de aula", segundo o subprefeito Andrea Matarazzo, é ampliar a concepção de mundo e sociedade e fazer com que os alunos "descubram sua cidade, questionem seu mundo, olhem além dos muros e preconceitos, a partir de uma visão da escola integrada na vida da comunidade e aproveitando o rico equipamento cultural do Centro de São Paulo".

O projeto, desenvolvido pela professora Olga Arruda, tem patrocínio da Comgas e parceria do Projeto Aprendiz. Além das atividades, a Subprefeitura da Sé também está investindo na formação de pedagogos nas escolas.

Na segunda-feira (16/05) teve início o curso de formação do Educador Comunitário, em que 50 profissionais das 18 escolas do Centro passarão por uma capacitação. Nela, aprendem a desenvolver projetos para as escolas fazendo uma ponte com o bairro da escola e sua comunidade.

A Comgas está viabilizando esta capacitação, feita pelos profissionais do Projeto Aprendiz, o transporte dos alunos e a entrega, a todas as 18 escolas, do livro organizado pelo fundador do Aprendiz, Gilberto Dimenstein, "São Paulo 450 Anos Luz - a redescoberta de uma cidade" e de guias com sugestões de atividades didáticas.

O projeto também contou com a colaboração da Gradiente e da Videolar, que presentearam as escolas com aparelhos de DVD e DVDs didáticos.

Serviço:

Data: 17 de maio
Hora da visita: 12h às 14 horas, depois serão realizadas atividades educativas com o tema da visita.
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Parque do Ibirapuera.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.