Rede municipal participará de projeto de língua portuguesa

Convênio assinado nesta terça-feira permitirá que alunos e professores de escolas do centro sejam inseridos no programa Estação da Luz da Nossa Língua, da Fundação Roberto Marinho.

A partir do segundo semestre, as escolas municipais do Centro de São Paulo vão participar do programa de atividades educativas regulares do projeto Estação da Luz da Nossa Língua, um centro de referência dedicado à preservação e à celebração da Língua Portuguesa em implantação no prédio da Estação da Luz.

Um convênio assinado nesta terça-feira (17/05) pelo prefeito José Serra e o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, permitirá que alunos e professores das 18 escolas da Prefeitura localizadas na região central da cidade desenvolvam um trabalho com a Língua Portuguesa complementar ao realizado em sala de aula.

É com muita satisfação que nos associamos a este projeto original. É um museu de referência mundial da língua portuguesa que está sendo construído nessa estação”, disse o prefeito. “É também muito importante para nós brasileiros, como um instrumento de valorização da nossa língua, de aprendizado, de desenvolvimento cultural e social”, acrescentou.

A assinatura do termo de cooperação foi selada na própria Estação da Luz, onde Serra pôde visitar os espaços que estão em obras para a implantação do projeto. Acompanharam o prefeito Serra e Hugo Barreto na visita o subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Bastista de Andrade, e os secretários municipais Carlos Augusto Calil (Cultura), José Aristodemo Pinotti (Educação) e Walter Feldman (Coordenação das Subprefeituras).

Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2005, a Estação da Luz da Nossa Língua é uma experiência inédita de se criar uma dinâmica para a celebração, a compreensão e o uso da língua portuguesa, reunindo em uma única iniciativa a proteção de dois valiosos patrimônios culturais brasileiros: a Estação da Luz e a Língua Portuguesa. O primeiro deles é um dos mais significativos monumentos arquitetônicos do país e um dos cartões-postais da cidade.

O projeto, orçado em R$ 36 milhões, é fruto da parceria entre Ministério da Cultura, IBM Brasil, Correios, TV Globo, Petrobras, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Vivo, Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A realização é da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Estação da Luz da Nossa Língua conta ainda com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Instituto Camões, da Prefeitura de São Paulo / Secretaria Municipal de Cultura / Biblioteca Mário de Andrade, da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Rede Ferroviária Federal e da Rohr Estruturas Tubulares.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.