SMADS capacita agentes sociais

Técnicos supervisores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social participarão de um curso entre os dias 24 de maio e 7 de junho.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) dá o primeiro passo na campanha para erradicar o trabalho infantil das ruas da cidade, promovendo um curso de capacitação para técnicos supervisores das Supervisões de Assistência Social da Sé, Mooca, Lapa, Pinheiros, Santo Amaro, Santana, São Mateus, da própria secretaria e os Agentes de Proteção Social da rede. O curso será realizado de 24 de maio a 7 de junho.

O secretário da SMADS, Floriano Pesaro, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), do Conselho de Monitoramento de População em Situação de Rua, do Fórum de População em Situação de Rua e do Conselho Municipal de Defesa das Crianças e Adolescentes devem participar da abertura do curso, no dia 24, às 10h.

No curso “Agentes de Proteção Social: Criando e Recriando a Prática Profissional”, as equipes serão capacitadas para participar da campanha contra o trabalho infantil nas ruas da capital, a ser deflagrada em julho, nos principais centros da cidade.

A abordagem direta de crianças, adolescentes e adultos que vivem nas ruas dos grandes centros da cidade mobiliza cerca de 140 profissionais, entre técnicos das supervisões regionais, agentes sociais da Central de Atendimento Permanente e Emergências (Cape) e agentes de proteção social vinculados à rede conveniada com a SMADS.

A capacitação envolve diversas questões metodológicas, tendo em vista a diversidade da população a ser abordada nas ruas (trabalho infantil, alcoolismo, uso de drogas, desemprego e desabrigo) e a necessidade de interação com a rede de serviços da secretaria. O curso irá subsidiar as equipes com informações censitárias, perfil qualitativo da população de rua, posturas que facilitem a aproximação com os moradores de rua e um conhecimento mais detalhado da rede de assistência no município.

Estes cursos de capacitação são o primeiro passo. Após este período, seguirão atuação nas ruas, avaliações posteriores e o desenvolvimento de uma metodologia cada vez mais adequada para a ação da secretaria junto à população em situação de rua, especialmente crianças e adolescentes”, explicou o secretário Floriano Pesaro.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.