Bilhete Único: fraudes custam pelo menos R$ 5 milhões

As perdas na arrecadação do sistema de transporte da capital em razão das fraudes e evasão no uso do bilhete são estimadas entre R$ 5 milhões e R$ 20 milhões por mês.

As fraudes e a evasão de dinheiro que ocorrem devido a falhas na implantação do Bilhete Único causam perdas na arrecadação do sistema de transporte da Capital estimadas entre R$ 5 milhões e R$ 20 milhões por mês. Esse dado foi divulgado ontem (18/05) pela Secretaria Municipal de Transportes, que anunciou esforços para corrigir as distorções.

Já foram distribuídos 7,8 milhões de cartões eletrônicos, o que significa uma média de mais de dois cartões para cada passageiro do sistema. Essa distribuição em larga escala, no entanto, tem facilitado as fraudes, já que muitos usuários não cuidam de seus cartões e acabam retirando novos em vez de recarregá-los. Os bilhetes têm vida útil de pelo menos três anos.

A sangria na arrecadação representa uma ameaça à estabilidade financeira do sistema, daí a necessidade de aperfeiçoar a estrutura do Bilhete Único. Nas últimas semanas, a Secretaria de Transportes (SMT), através da São Paulo Transporte (SPTrans), intensificou a fiscalização e passou a orientar usuários contra as fraudes. Outro objetivo dessa ação é diminuir ainda mais o índice de assaltos a ônibus. Embora esse índice já tenha se reduzido consideravelmente, ainda há muito dinheiro em circulação nos coletivos, o que continua atraindo os assaltantes.

Em um ano, o Bilhete Único trouxe muitos benefícios à população, como a inclusão de passageiros que antes faziam muitos trajetos a pé. Muitas empresas também tiveram benefícios significativos. Antes precisavam dar mais vales-transporte para seus funcionários, conforme o número de conduções que estes tomavam. Com o Bilhete Único, as empresas do município chegam a economizar, por mês, cerca de R$33 milhões.

Segundo o secretário, até dezembro deste ano, por determinação do Prefeito, o Bilhete Único estará integrado ao Metrô e aos trens da CPTM.

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