Educação no trânsito: participação em cursos cresce 75%

As ações implantadas pela SMT neste ano para melhorar o trânsito na capital começam a dar resultados. A participação nos cursos e palestras de educação no trânsito já aumentaram 75% em relação ao mesmo período de 2004.

Quatro meses depois de implantada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a estratégia de promover ações múltiplas e diversificadas para desafogar o tráfego de São Paulo começa a mostrar saldo positivo. Nos primeiros 120 dias de administração, a SMT organizou, levou à prática e já colhe resultados de projetos que envolvem todas as suas áreas de atuação – do transporte público à infra-estrutura do sistema viário –, e interferem diretamente na melhora do fluxo de veículos. Exemplo disso é a área de educação, principal parceira da Secretaria no combate aos congestionamentos e à mortalidade no trânsito, que quase dobrou neste primeiro trimestre os índices de atendimento de anos anteriores.

Braço direito da SMT para as políticas relacionadas ao trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já supera, neste início de ano, seu próprio desempenho como educadora. Entre janeiro e abril de 2005, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) da empresa aumentou em 75% sobre o mesmo período do ano passado o número de pessoas atendidas nos cursos e palestras que realiza para adultos. E apenas o Programa de Direção Defensiva, carro-chefe das atividades neste setor, ultrapassou em 83% as inscrições efetuadas nos quatro primeiros meses de 2004.

Também os programas de educação e conscientização de trânsito dirigidos ao universo escolar (alunos, professores e orientadores de travessia), que contam com atividades específicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, atenderam nestes primeiros quatro meses 2.049 pessoas a mais que no mesmo período de 2004. Pelas duas unidades fixas do Espaço Vivencial de Trânsito (EVT), que acolhe parte das programações dirigidas aos estudantes, devem passar até dezembro 20 mil crianças e adolescentes.

A expectativa da CET é acelerar o crescimento do público atendido a partir de novos convênios e projetos. Nos cursos para capacitação e aperfeiçoamento de motociclistas, motofrete – teórico e prático – e pilotagem segura, por exemplo, já é possível duplicar a quantidade de pessoas assistidas. Isso porque um convênio firmado entre a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e a CET permitiu duplicar e iluminar a pista de treinamento e a aquisição de novas motos e capacetes.

Infra-estrutura à parte, começa a tomar forma neste quadrimestre projetos inéditos que irão reforçar os trabalhos do CETET em 2005. É o caso do “Amigos do Trânsito”, em que a comunidade terá voz ativa para debater e interferir nas ações propostas pela Companhia na sua região. Nesta mesma linha, programações envolvendo várias secretarias também começam a sair do papel. Uma delas é a “Cidadania no Trânsito”, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, com a participação das pastas municipais de Educação, Meio Ambiente e de outras organizações da sociedade envolvidas com as questões de tráfego. O projeto “Cidadania no Trânsito” vai formatar ações integradas de educação a pedestres e motoristas especificamente nas áreas dos corredores de ônibus da cidade. Ainda em 2005, convênios com as secretarias Municipal e Estadual de Educação vão abrir as portas para a criação de oficinas pedagógicas e a capacitação de professores e educadores que já participam, fora do horário letivo, de projetos ligados ao sistema educacional, como o “Escola da Família”.

Fora do CETET, a CET acaba de se aliar à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras para corrigir o impacto de 204 valetas no trânsito da Capital.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.