Visitantes: razão de ser do Museu Afro Brasil

Orientadas por educadores formados em várias áreas de conhecimento, as visitas têm um caráter interdisciplinar e um olhar múltiplo sobre o acervo e as mostras.

Uma exposição permanente e mostras temporárias ocupam os 9 mil metros quadrados do Museu Afro Brasil, dedicados à divulgação e à preservação da contribuição africana para a formação do País.

O Núcleo de Ação Educativa coordena as visitas programadas para crianças e adultos. Orientadas por educadores formados em várias áreas de conhecimento, as visitas têm um caráter interdisciplinar e um olhar múltiplo sobre o acervo e as mostras. “Esqueça tudo o que você conhece. Desprenda-se dos seus valores e prepare-se para uma viagem ao mundo do desconhecido”. É com esse convite ao prazer da descoberta que um dos educadores inicia seu contato com o grupo.

E assim, estimulando as sensações e as opiniões dos visitantes diante das peças expostas, os educadores acrescentam informações históricas e culturais que dão sentido aos objetos observados. Para Carolina Barros, estudante do Curso de Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP, as informações que adquiriu na visita foram preciosas para entender aspectos da história. “Aqui a gente se depara com a cultura popular não como algo folclórico e distante, e sim como um elemento importante na reconstrução de uma história dos povos negros e indígenas”.

Terezinha Malaquias, também estudante do curso, já tinha visitado anteriormente o museu sem orientação dos educadores. “É muito bom andar sozinha por lá e poder apreciar uma obra o tempo que achar necessário. Mas a visita programada nos fornece muitos elementos importantes da cultura afro-brasileira. Como afrodescendente, posso dizer que aqui é um espaço muito importante de preservação e divulgação da história dos negros”.

Serviço
Visitas programadas
Os interessados podem entrar em contato com o núcleo de ação educativa.