Mutirão detecta problemas de visão em alunos da rede pública

A campanha "Olho no Olho" examinou, neste fim de semana, cerca de 3 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino de São Paulo que já haviam passado anteriormente por testes de acuidade visual.

Cerca de 3 mil alunos da rede pública de ensino da capital (municipal e estadual) participaram, neste fim de semana, da campanha “Olho no Olho”, um mutirão de consultas oftalmológicas realizado no Hospital das Clínicas.

Os alunos já haviam participado de uma triagem nas escolas no ano passado, onde foram submetidos a testes de acuidade visual. A triagem envolveu mais de 300 mil estudantes, e em 4.200 destes verificou-se a necessidade de um exame completo. No entanto, estima-se que 30% deles não tenham comparecido ao mutirão, segundo a oftalmologista Lígia Santos Abreu Caligaris, assistente técnica de saúde ocular da Secretaria Municipal de Saúde.

As crianças que foram ao HC foram cadastradas, experimentaram as armações e devem receber os óculos em suas escolas em cerca de um mês. Os óculos serão entregues à central da campanha, que irá distribuí-los às coordenadorias e diretorias de ensino.

Outros mutirões deverão ser realizados nos próximos meses em parceria com o HC e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A campanha conta com recursos do Ministério da Educação (MEC) e o apoio de outros parceiros, como o Hospital Israelita Albert Einstein, a Federal Express (Fedex) e a Tetra Pak.

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