Mutirão ginecológico na Zona Norte atende quase 6 mil mulheres

Quase 6 mil mulheres foram atendidas pela rede municipal de Saúde da zona Norte durante o I Mutirão de Ultra-som ginecológico, realizado no dia 30 de abril e nos dias 1º, 13, 14, 21 e 22 deste mês.

Quase 6 mil mulheres foram atendidas pela rede municipal de Saúde da zona Norte durante o I Mutirão de Ultra-som ginecológico, realizado no dia 30 de abril e nos dias 1º, 13, 14, 21 e 22 deste mês.

Supervisionado pela Coordenadoria de Saúde Região Norte, o mutirão contou com a parceria da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstica por Imagem e dos hospitais do Servidor Público Estadual, das Clínicas (USP), Unifesp, Albert Einstein, Sírio Libanês, Samaritano, do Coração, do Mandaqui, da Vila Maria e da Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha.

O objetivo foi reduzir a fila de espera nas Unidades Básicas de Saúde. Para isso, foram atendidas prioritariamente as pacientes que já tinham sido agendadas pelas UBS e com a apresentação do pedido médico.

Cerca de 300 profissionais de saúde, do serviço público e da iniciativa privada,foram mobilizados para o atendimento nas 87 UBS da região Norte, que compreende os distritos de Perus, Pirituba, Anhanguera, São Domingos, Jaraguá, Brasilândia, Freguesia do Ó, Casa Verde, Limão, Cachoeirinha, Santana, Tucuruvi, Tremembé, Jaçanã, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.

Após a realização dos exames, as pacientes foram encaminhadas, com os resultados em mãos, às unidades de saúde local, para orientação e tratamento. Das 5.738 mulheres atendidas, aproximadamente 600 foram encaminhadas para hospitais da região com indicação cirúrgica.

“A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em realizar mutirões com parceiros da área privada é ótima, porque, além de atender um grande número de pessoas e esvaziar as filas existentes nas unidades básicas, permite aproximar o sistema público de saúde do que há de mais avançado hoje na área do conhecimento e da tecnologia para o nosso setor”, afirma a coordenadora de Saúde da região Norte, Vânia Soares Tardelli.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.