São Paulo celebra a diversidade em festa na Paulista

Uma multidão tomou conta da avenida Paulista neste domingo (29) para celebrar a diversidade sexual na 9a Parada GLBT. O prefeito José Serra, que prestigiou o evento, definiu São Paulo como uma cidade "aberta às diferenças".

Uma cidade de braços e mentes abertos às diferenças. Foi assim que o prefeito José Serra definiu São Paulo, desejando boas-vindas a mais de 1,5 milhão de pessoas que participavam da 9ª Parada do Orgulho Gay, na manhã deste domingo (29), na avenida Paulista.

"São Paulo é uma cidade aberta às diferenças, que apóia (a diversidade) e não exercita a palavra discriminação", disse o prefeito, aplaudido pela multidão. Serra agradeceu especialmente aos turistas que vieram à cidade para prestigiar aquela que pretende ser a maior Parada do gênero no mundo. A Associação do Orgulho GLBT, promotora do evento, estima que 400 mil turistas estejam na capital para o evento. A meta deste ano é reunir 2 milhões de pessoas.

Após recepcionar os presentes no palco armado próximo à esquina da alameda Joaquim Eugênio de Lima, o prefeito depositou dois quilos de alimentos não-perecíveis em uma das urnas espalhadas em vários pontos da cidade. A campanha Orgulho de Colaborar conta com o apoio da Prefeitura por meio do Banco de Alimentos (Bacisp) da Secretaria Municipal de Gestão e da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, que irá distribuir os alimentos arrecadados a famílias carentes. A campanha vai até o dia 2 de julho e os postos de arrecadação podem ser consultados no site da prefeitura (http://www.prefeitura.sp.gov.br).

A Parada deste ano conta com 22 trios elétricos, que fariam ao longo do dia o percurso da avenida Paulista até a Praça da República, seguindo pela rua da Consolação. Segundo o diretor do evento, Eduardo de Carvalho, a Parada cumpre um importante papel no combate ao preconceito. "É uma grande festa e todos percebem que se trata de pessoas como as outras", afirmou.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.