Feira de Negócios mostra empresas criadas por jovens carentes

Os jovens têm entre 15 e 18 anos e participaram dos cursos por seis meses. Agora, mostram seus trabalhos em 35 estandes de empresas fictícias nas áreas de alimentação, entretenimento, turismo e informática.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) dá mais um passo para inserir jovens carentes no mercado de trabalho. Os 340 alunos dos cursos profissionalizantes promovidos por uma entidade conveniada participam, nesta quinta-feira (02/06), da 3ª Feira de Negócios no Centro Nosso Lar de Educação Profissional (Cenlep).

Os jovens, que têm entre 15 e 18 anos, participaram dos cursos de Rotinas Administrativas e Financeiras, Vendas e Atendimento ao Público, Web Design e Animação e Recreação Infantil. Agora, apresentam seus trabalhos em 35 estandes de empresas fictícias nas áreas de alimentação, entretenimento, turismo e informática. A feira terá ainda quatro workshops e apresentações culturais, como peças de teatro e bandas, além de uma área de recreação infantil.

Os cursos são promovidos pelo Centro Nosso Lar de Educação Profissional (Cenlep), que por sua vez faz parte do Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar (Capes). "Eles trazem na prática uma oportunidade de emprego para muitos jovens que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Muitos já estão no mercado de trabalho", afirma o secretário Floriano Pesaro.

Resultados

"O principal objetivo desta feira é apresentar aos empresários, familiares, parceiros e comunidade em geral o resultado prático do conteúdo apreendido durante o curso de forma inovadora e empreendedora", explica a coordenadora do Cenlep, Rosana de Araújo Borges Ferraiuolo.

Segundo ela, os alunos vivenciam práticas empresariais, como desenvolver plano de negócios, estratégias de marketing e produtos, habilidades gerenciais e profissionais, além de montar uma empresa. A prática metodológica dos cursos são a interdisciplinaridade e o empreendedorismo.

O ex-aluno Rafael Prado do Amaral, de 18 anos, passou por três cursos profissionalizantes na escola. Foi encaminhado ao Programa Aprendiz do Banco do Brasil e recentemente foi contratado pelo próprio banco, por seis meses. Bárbara Rodrigues Novelli, de 18 anos, também passou pelos cursos e hoje é estagiária da área de Tecnologia e Desenvolvimento do Sebrae. "As aulas me deram toda a base para que eu aprendesse muita coisa", diz Bárbara, que nunca havia trabalhado e agora está em seu primeiro emprego.

Com duração de seis meses, estes cursos têm 400 horas/aula, com enfoque na atuação no mercado de trabalho. São voltados a jovens carentes, de baixa renda e que estudam em escolas públicas. As próximas turmas serão iniciadas em junho. As inscrições podem ser feitas de 6 a 23 de junho na sede do Cenlep, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Mais informações, pelo telefone: 6671-7139.

Os candidatos passam por provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática (nível de Ensino Fundamental), redação e simulação sócio-econômica.

Sobre a entidade

Fundado em 1975, o Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar (Capes) é uma organização social sem fins lucrativos, que atende a comunidade de baixa renda em suas necessidades básicas, como alimentação, educação e apoio social. Tem 22 unidades de atendimento no Centro e na Zona Leste de São Paulo e foi premiada duas vezes consecutivas no Prêmio Bem Eficiente.

A unidade do Cenlep, do Capes, está localizada no Jardim Anália Franco há três anos, desenvolvendo projetos de educação profissional. Além da SMADS, são seus parceiros entidades e empresas, como Fundação Abrinq, Citibank, Banco do Brasil e Sebrae.

Serviço

3ª Feira de Negócios
Objetivo: apresentar os trabalhos de 340 jovens carentes dos cursos profissionalizantes de Auxiliar Administrativo e Financeiro, Vendas e Atendimento ao Público, Web Design e Animação e Recreação Infantil.
Data: 2 de junho.
Horário: das 15h às 20h.
Local: sede do Cenlep, na Avenida Regente Feijó, 1500 - Vila Formosa).

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.