São Paulo lança roteiros temáticos inéditos no Salão do Turismo

Verde, Arte, Família, Bem-estar e Glamour são alguns dos temas dos roteiros feitos em parceria com operadoras. As idéias serão apresentados a partir desta quarta-feira (01/06) no Salão do Turismo, no Expo Center Norte, na Capital.

Em uma parceria com operadoras de turismo, São Paulo cria roteiros temáticos para firmar-se como o principal destino turístico brasileiro. Nove temas e 31 roteiros serão comercializados pelas operadoras, principalmente do Brasil e da América do Sul. "São Paulo já é um dos principais destinos brasileiros, mas nossa imagem está ligada fortemente ao turismo de negócios. O objetivo é mostrar - e vender - a capital paulista como um destino que vai muito além do trabalho", explica Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo - SP Turis (antiga Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo).

Os roteiros serão lançados no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que começa nesta quarta-feira (01/06) e vai até domingo (05/06) no Expo Center Norte. "Sugerimos temas às agências de viagens, que criaram os 31 produtos para serem vendidos a turistas do Brasil e do exterior, pela primeira vez e de forma organizada", continua o presidente da São Paulo Turismo, que contou com o apoio da Fecomércio, do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB) e das agências de receptivo na elaboração do projeto.

São Paulo é o principal portão de entrada do País, com os dois aeroportos mais movimentados do Brasil - Congonhas e Guarulhos. A cidade tem 8,78 milhões de desembarques ao ano em seus aeroportos, segundo a Infraero, contra 4,2 milhões de passageiros que desembarcam vindos de cidades brasileiras nos aeroportos do Rio de Janeiro, segundo lugar da lista.

No turismo internacional, São Paulo é o segundo destino do País, tendo recebido, em 2003, quase dois milhões de turistas estrangeiros, número 18% superior a 2002. Eles vêm principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, França, Itália e Portugal.

Visitantes brasileiros vêm principalmente de cidades do interior de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), as viagens de agora em diante serão, cada vez mais, de curta distância. "Por isso precisamos investir para conquistar o turista sul-americano", ressalta o presidente da SP Turis.

Roteiros temáticos

"São Paulo é turismo urbano. A cultura e a vanguarda são o nosso sol e praia", explica. E foi daí que nasceram os nove roteiros temáticos que serão apresentados durante o Salão do Turismo. Durante o evento, será finalizada também a criação de roteiros especificamente para Rio e São Paulo, que unam as duas cidades em um único pacote a ser comercializado no Brasil e no Exterior. Haverá ainda roteiros especiais para que cariocas visitem São Paulo e paulistanos visitem o Rio.

Confira os temas trabalhados pelos agentes de viagem:

SP Glamour

Marcas internacionais que são sinônimo de luxo e bom gosto se encontram na cidade, além de restaurantes de diversas nacionalidades e de alto padrão, hotéis de luxo com serviços impecáveis e muito requinte. Há ainda as opções culturais, como sucessos da Broadway, temporadas de cantores internacionais, uma das melhores salas de concertos do mundo, a Sala São Paulo, e uma das mais qualificadas orquestras sinfônicas da América Latina.

SP Bem-estar

A cidade tem spas e locais especializados em massagens, tratamentos alternativos, atividades físicas e restaurantes com culinária natural. Além disso, tem um dos mais conceituados e bem equipados centros de medicina tradicional do mundo.

SP Romance

São Paulo é um recanto para os apaixonados e para a diversão a dois, com a opção, por exemplo, de jantar em renomados restaurantes internacionais com uma vista inesquecível da cidade. Há ainda hospedagem de qualidade que pode transformar a visita em uma inesquecível lua-de-mel, com direito a spas, jacuzzis em varandas de hotéis, banhos aromáticos e jantares românticos trazidos ao quarto.

SP Família

São Paulo oferece lazer para todas as idades: de parques infantis a espaços dedicados à Melhor Idade. São locais e atrativos que permitem a integração da família, fortalecendo a interatividade e permitindo que pais, filhos, parentes e amigos possam se divertir e aproveitar seus momentos de lazer, cultura e relaxamento juntos.

SP Arte

Conhecida como a capital cultural da América Latina, São Paulo possui um dos mais ricos acervos de arte do Brasil, espalhados em diversos museus e galerias de arte. Teatro, cinema e arquitetura, sem falar na chamada "arte popular", espalhada pela capital em feiras de arte e ateliês abertos ao público.

SP Verde

Entre os destaques, está a Serra da Cantareira, que é uma das maiores florestas urbanas do mundo. Um sexto do município de SP está inserido em uma Área de Proteção Ambiental, a APA Capivari-Monos, que abriga uma grande parcela de Mata Atlântica, duas aldeias indígenas e uma rica fauna, que permitem a prática do ecoturismo na maior metrópole do País.

SP de todas as faces

Mais de 70 nacionalidades trouxeram suas tradições e cultura e a inseriram na vida da cidade. São milhares de histórias de quem adotou a capital paulista como a sua terra. São vários passeios para conhecer um pouco de cada uma das diversas faces - refletidas na arquitetura, arte e gastronomia.

SP e suas religiões

Terra de muitas culturas, São Paulo tem templos religiosos que merecem ser apreciados por sua arte e pela demonstração de fé de seu povo. Cristãos, budistas, muçulmanos e judeus convivem em total harmonia e permitem o contato com festas e templos de cada uma dessas religiões, em um encantamento para os olhos e para o coração.

SP dos paulistanos

Aborda uma face de São Paulo da qual os paulistanos se orgulham, que é onde o turista tradicional não costuma "entrar". Como mostram estudos de turismo, um dos principais objetivos de quem viaja é a possibilidade de entrar em contato com diferentes povos e costumes, conhecer de perto a vida da população que está sendo visitada. Quem vem a São Paulo não pode deixar de viver o dia-a-dia dos riquíssimos costumes do povo paulistano, com suas muitas atividades: comer um bom pastel de feira, ir ao Mercado Municipal, à feirinha da Benedito Calixto, aproveitar para parar em um dos bares, restaurantes, ateliês e projetos sociais da Vila Madalena, andar de bicicleta no Parque do Ibirapuera e participar de um happy hour no fim da tarde.

O Turismo de São Paulo em números

Turistas em São Paulo em 2004: 7,5 milhões (brasileiros e estrangeiros)

Turistas estrangeiros em São Paulo
2002 - 1.681.809
2003 - 1.991.281

Principais emissores:
Estados Unidos - 482,8 mil
Argentina - 193,1 mil
Alemanha - 184,1 mil
França - 159,6 mil
Itália - 115 mil
Portugal - 106,9 mil
Inglaterra - 104,1 mil
Espanha - 61,6 mil
Uruguai - 45,6 mil
Canadá - 42,9 mil
Suíça - 39,9 mil
Chile - 38,7 mil

Cidades mais visitadas pelos estrangeiros no Brasil (2003)
Rio de Janeiro - 36,9%
São Paulo - 18,5%
Salvador - 15,8%
Fortaleza - 8,5%
Recife - 7,5%
Foz do Iguaçu - 7,4%

Motivo da viagem (2003)
53,9% - Lazer
26% - Negócios
17,1% - Visitas familiares/amigos
0,5% - Saúde
1,1% - Estudos / Pesquisas

Total de desembarques domésticos em São Paulo
2003 - São Paulo - 8,78 milhões de desembarques
2003 - Rio de Janeiro - 4,2 milhões de desembarques

Principais emissores brasileiros de turistas para São Paulo:
Interior de São Paulo
Belo Horizonte
Salvador
Rio de Janeiro
Recife
Porto Alegre

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.