Área de proteção ambiental era usada como depósito de lixo

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente localizou ontem (01/06) uma APA na Zona Leste que estava sendo utilizada por particulares como depósito de lixo e entulho.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, junto com a Guarda Civil Metropolitana, realizou ontem (01/06) uma ação pontual na região da Área de Preservação Ambiental (APA) do Carmo, na Zona Leste, após receber denúncias de descarte ilegal de entulhos em um terreno particular, de 1,5 alqueire, localizado na rua Mal-me-quer do Campo, na Gleba do Pêssego. A área recebeu entulhos por cerca de dois anos, o que provocou a formação de uma ‘montanha’ de quase 15 metros de altura.

A secretaria ainda não identificou o proprietário do terreno, mas tão logo seja descoberto, será lavrado um auto de infração que pode gerar uma multa de até R$ 50 milhões, com base na Lei de Crimes Ambientais.

Informações da secretaria apontam como proprietária a empresa Gazarra, que faliu. A posse temporária estaria com o Banco do Brasil. Os agentes de controle ambiental da secretaria ainda investigam a identidade do dono do terreno para aplicar a multa.

Durante a ação, a secretaria emitiu um auto de intimação para a empresa Lima, que tinha um caminhão de entulho nas redondezas. O auto intima a empresa a apresentar comprovantes de descarte final de material de caçamba em área legal.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.