Prefeitura desativa mais uma escola de lata

Prefeito visitou nesta quinta-feira as obras da EMEI Pedro Álvares Cabral Moraes, na Vila Guilherme, que estarão concluídas em agosto.

O prefeito José Serra visitou nesta quinta-feira (02/05) mais uma obra de substituição das estruturas de lata por alvenaria em escolas da rede municipal. A EMEI Pedro Álvares Cabral Moraes, na Vila Guilherme, é umas das 17 escolas de lata que tiveram suas obras reiniciadas pela Secretaria de Educação em abril deste ano. A nova unidade estará concluída no final de agosto.

“Além de retomarmos as obras de substituição de escolas de lata, diminuímos os preços e os custos”, destacou o prefeito. No caso da EMEI na Vila Guilherme, o novo contrato reduziu em 35% o preço do metro quadrado construído. No geral, a economia conseguida pela atual gestão com a renegociação das outras obras varia de 15% a 50%.
Desde o final do ano passado, os 455 alunos da EMEI Pedro Álvares Cabral Moraes estão estudando em uma unidade provisória de madeirite construída pela empreiteira em área anexa à ex-escola. A estrutura de alvenaria está sendo erguida no local onde havia a de “latinha”. É o caso das 17 obras sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, que são relativas a escolas de lata construídas em áreas irregulares ou de mananciais, onde não havia terrenos disponíveis para a substituição dentro dos parâmetros legais.

O secretário municipal de Educação, José Aristodemo Pinotti, revelou que a unidade desenvolve experiências embrionárias de pós-escola, apesar das condições físicas desfavoráveis. Do total de crianças na faixa dos 4 aos 6 anos de idade matriculadas na Pedro Álvares Cabral, 250 ficam na escola em período integral, das 7h às 15 horas. As outras 210 fazem um turno simples, das 15h20 às 19h20.

O pós-escola contribui para enriquecer e ampliar o tempo do aprendizado na rede pública. Hoje, aproximadamente 20% do universo das escolas da Prefeitura - exceto os CEUs - contam com atividades extra-curriculares graças à iniciativa de diretores, professores e coordenadores de Educação.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.