SMT inaugura 2a linha semi-expressa em Cidade Tiradentes

Com a nova linha o tempo de viagem entre Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e o centro de São Paulo deve cair em pelo menos 30 minutos.

Começa a operar neste sábado (04/06) a linha semi-expressa 3391/51, Cidade Tiradentes - Terminal Parque Dom Pedro II (via Luís Inácio de Anhaia Melo), que interligará nos horários de pico e sem transbordos o centro da Capital à Cidade Tiradentes, atendendo também as regiões de São Mateus e Vila Prudente.

Essa segunda linha semi-expressa antecipa o trajeto que no futuro será realizado pelo Corredor Expresso Parque D.Pedro - Cidade Tiradentes, obra com 32 km que dará um destino digno ao investimento em infra-estrutura já realizado para o antigo projeto do Fura-Fila.

Para estender esse corredor até Cidade Tiradentes, será realizado um investimento de R$ 650 milhões, dos quais R$ 390 milhões serão destinados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como parcela residual do acordo de renegociação da dívida da Prefeitura com o governo federal, aprovado pelo Senado em 2000, por meio da Resolução nº 26/00.

Do total de 12 paradas da nova linha semi-expressa, 9 se localizam em Cidade Tiradentes e as outras três estão no Jardim Iguatemi (avenida Ragueb Chohfi altura do nº 5.100), em São Mateus (lateral do antigo terminal) e Terminal Vila Prudente (lado externo).

Situada no extremo leste do município, Cidade Tiradentes tem 500 mil habitantes e é a maior concentração de unidades habitacionais de toda a América Latina. A linha semi-expressa 3391/51 vai permitir a esta população uma economia de aproximadamente 45 minutos no tempo de viagem atualmente gasto até o Centro via São Mateus e Vila Prudente. Esses dois bairros são importantes pólos comerciais da Zona Leste, com respectivamente 500 mil e 102 mil habitantes.

Em uma hora e 15 minutos, serão cumpridos 33,5 quilômetros de percurso, que inclui as avenidas Luís Inácio de Anhaia Mello, do Estado e Ragueb Chohfi. A semi-expressa 3391/51 vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 16h às 20h, e terá intervalo de 15 minutos entre partidas. A frota será composta por oito carros com quatro portas, ano 2004/2005, dois deles adaptados com elevadores para pessoas com mobilidade reduzida.

Esta é a segunda linha semi-expressa criada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para ampliar o atendimento do transporte público à população da Zona Leste. A outra linha (309T/42 - Cidade Tiradentes - Terminal Parque D.Pedro II - via Aricanduva e Radial Leste) está em atividade desde o dia 1º de maio. Medições de tempos de viagem realizadas pela SPTrans em seu primeiro mês de operação mostram uma economia média de tempo de viagem de meia hora em relação à linha regular.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.