Saiba como participar da coleta seletiva do lixo

A Prefeitura adota duas modalidades de coleta seletiva: a domiciliar e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Todo o lixo arrecadado é entregue a cooperativas cadastradas.

A coleta seletiva de lixo é uma ferramenta importante nas mãos da população para a preservação do meio ambiente. Separar o lixo é um ato simples e de custo zero. É só uma questão de hábito.

A Prefeitura do Município de São Paulo adota duas modalidades de coleta seletiva: a domiciliar e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta seletiva domiciliar consiste na separação, em casa, do lixo reciclável seco do restante. Este tipo de lixo compreende basicamente quatro tipos de materiais: papel, vidro, plástico e metais, que são acondicionados em um único saco de lixo.

Um caminhão de coleta de lixo reciclável passa na casa cadastrada com freqüência que varia de uma vez por semana a 15 dias. Esta coleta está disponível em 26 sub-distritos da cidade. Para saber se sua rua é atendida basta ligar para o 156.

Os PEVs são um conjunto de quatro contêineres de cores diferentes instalados em locais públicos e de fácil acesso, como praças e universidades. Neste caso, além de separar os objetos por tipo de material o morador deve levá-los aos locais onde estão os contêineres e depositar o papel no azul, o vidro no verde, o plástico no vermelho e o metal no amarelo. Ainda existe o contêiner do tipo “bloco”, ou seja, apenas um contêiner com as quatro divisões para a separação dos materiais recicláveis.

Todo o lixo arrecadado é entregue a 15 cooperativas cadastradas na Prefeitura e responsáveis pela reciclagem.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.