Duas empresas são multadas por poluir APA

As empresas Recon e Copan estavam localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, captavam irregularmente água do córrego e lançavam de volta os resíduos do processo de reciclagem de borra de alumínio.

Agentes de Controle Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e policiais do 49 DP lacraram os equipamentos de duas empresas irregulares de reciclagem de borra de alumínio na região de São Mateus: Recon e Copan. A operação começou na quinta-feira e só foi  finalizada na madrugada do dia de hoje (03/06).

As duas empresas estavam localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, captavam irregularmente água do córrego e lançavam de volta todos os resíduos do processo de reciclagem de borra de alumínio. No terreno das duas os agentes encontraram moradores que viviam no meio do odor de amônia. Além disso, havia cultivo de hortaliças e de animais em solo contaminado.

Os proprietários foram enquadrados na Lei de Crimes Ambientais e estão sujeitos a reclusão de quatro anos. Os Agentes de Controle Ambiental da SVMA emitiram multa de R$ 1 milhão, no caso da empresa Copan, e de R$ 3 milhões para a empresa Recon.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.