Prefeitura anuncia três medidas em defesa do meio ambiente para melhora a vida do paulistano

Decretos ajudam a conter desmatamento ilegal na Amazônia e criam comitê de Desenvolvimento Sustentável em São Paulo. Em outra iniciativa, foi firmado uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado para ampliarem a fiscalização das áreas de mananciais da região metropolitana.

O Prefeitura de São Paulo anunciou neste domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente, dois decretos e um convênio que tratam de questões ambientais. “São ações em defesa do meio ambiente e destinadas a melhorar as condições de vida da população de São Paulo”, disse o prefeito José Serra. O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O primeiro decreto estabelece o controle da utilização de produtos e subprodutos de madeira de origem nativa em obras e serviços contratados pelo município. “É um gesto de parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura para defender a Amazônia. Não vamos admitir na cidade madeira ilegal, que não esteja certificada e que não tenha sido extraída segundo as normas que preservam a floresta amazônica”, disse Serra.

O outro decreto cria o Comitê Executivo Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Protocolo de Kyoto. Segundo o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, o comitê vai introduzir práticas para racionalizar o uso da água e energia em aparelhos municipais e adotar a política de compras verdes, privilegiando produtos e empresas que tenham práticas corretas do ponto de vista ambiental.

Além dos decretos, o prefeito assinou um convênio que possibilita a Prefeitura e o Estado ampliarem a fiscalização das áreas de mananciais da região metropolitana. O objetivo é reforçar ações conjuntas para impedir o avanço da ocupação irregular nas áreas de mananciais que sofrem com a ocupação urbana desordenada.

“É necessária uma ação em conjunto do governo do Estado e da Prefeitura, que existia no passado e deixou de existir, e que nós estamos retomando com maior vigor. Inclusive, incluindo uma nova região que é a da Cantareira”, afirmou Serra. No convênio assinado pelo prefeito e pelo governador estão inclusas as áreas dos reservatórios Guarapiranga e Billings, do rio Capivari-Mono e dos rios integrantes do sistema Alto Cantareira.

O prefeito esteve neste domingo de dois eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na parte da manhã, Serra participou do plantio de 6.500 mudas de árvores nativas no Parque do Tiquatira, que deve se tornar em breve o maior parque linear da cidade, plantando uma muda de Araçá. Depois, seguiu para o Parque Ecológico do Tietê, onde plantou uma muda de Pau-Brasil no lançamento do “Bosque dos Municípios”.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.