Prefeitura faz atendimento dermatológico e anuncia mais um mutirão

Após os mutirões de catarata, ginecológico e dermatológico, Prefeitura anuncia que em julho será feito o mutirão de hérnia infantil. Ações visam dar atendimento a grande demanda que existe hoje na cidade para esses tipos de consulta.

A Prefeitura de São Paulo realizou neste domingo, dia 5, o 1º primeiro Mutirão de Consultas Dermatológicas da cidade. O mutirão foi realizado em 15 unidades de saúde, sendo que a maior concentração foi em postos da Zona Leste.

“Esse é um grande esforço da Prefeitura para tirar o atraso dentro do sistema de saúde. Muitas destas pessoas estão esperando a consulta desde o ano passado, algumas há até dois anos. Resolvermos fazer um mutirão porque o sistema no dia-a-dia não consegue tirar essas pessoas da fila de atendimento”, disse o prefeito José Serra.

O mutirão foi um recurso utilizado pela Prefeitura para atender 12 mil pessoas. Cerca de 500 profissionais de saúde foram mobilizados para realizar as consultas. Somente a Sociedade Brasileira de Dermatologia, parceira da Prefeitura e do Governo do Estado na ação, arregimentou 104 médicos, que trabalharam voluntariamente.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Demartologia da regional de São Paulo, Denise Steiner, a maioria das consultas foi para tratar dermatites, micoses e alergias, principalmente em crianças e adolescentes. “Grande parte dos casos foi resolvido no próprio posto de saúde e a pessoa saiu com o tratamento iniciado”, disse Denise.

Foram detectados também casos mais graves, como tumores na pele, em que o paciente foi encaminhado para fazer cirurgia em um dos hospitais parceiros no mutirão: Hospital do Servidor Público Municipal, Hospital das Clínicas, Hospital Regional Sul, Hospital do Mandaqui, Hospital da Faculdade de Medicina do ABC, Hospital da Unisa, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital São Paulo, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina).

A secretária de Saúde, Maria Cristina Cury, também destacou a importância dos mutirões realizados pela Prefeitura para dar atendimento a grande demanda que existe hoje na cidade. Além dos mutirões de catarata (janeiro), o de ultra-som ginecológico (maio) e o dermatológico (junho), no próximo mês será feito o mutirão de hérnia infantil. “Será uma ação um pouco diferente dos últimos três mutirões. No mutirão de hérnia, será feita a cirurgia nas crianças que estão esperando para serem atendidas”, explicou Maria Cristina.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.