Vídeo ensina a cuidar de idosos acamados em casa

A fita "Saúde na Terceira Idade - Cuidando do Idoso em Casa" é gratuita e pode ser adquirida por qualquer instituição relacionada ao idoso, sem fins lucrativos.

O Movimento Idosos Solidários, com o apoio da Coordenadoria do Idoso, que integra a Secretaria de Participação e Parceria, criou o vídeo "Saúde na Terceira Idade - Cuidando do Idoso em Casa". O material traz informações sobre os cuidados que familiares e responsáveis pelo idoso em estado acamado devem desenvolver. O lançamento será na quarta-feira (08/06), às 14h, na sede da Prefeitura (Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, 15, auditório do 7° andar).

O Movimento Idosos Solidários reúne grupos de idosos de toda a Capital e tem o objetivo de alertar a sociedade para as leis do estatuto do idoso, freqüentemente ignoradas. Segundo Oscar Del Poso, articulador do movimento, o idoso "é muitas vezes desrespeitado e não sabe que tem direitos assegurados por lei. O vídeo busca conscientizar a família e a sociedade sobre suas responsabilidades", diz.

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, cerca de 8% de sua população. O abandono do idoso no País se evidencia na precariedade dos serviços e programas sociais e de saúde para as pessoas dessa faixa etária, particularmente para as de baixa renda.

A fita é gratuita e pode ser adquirida por qualquer instituição relacionada ao idoso, sem fins lucrativos. Os interessados podem solicitar o vídeo pelo e-mail solidosos@uol.com.br.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.